Celebração


ID: 2651

Onde está o menino?

Meditação

15/01/2008


‘Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.’ Mt 2.2

Pergunta instigante esta: Onde está o menino? A viagem dos três reis magos estava chegando ao fim. No Oriente tinham visto uma estrela. A partir de seus estudos chegaram à certeza: Nasceu um rei. E esta certeza os fez agir. Era necessário adorar o novo rei! Não hesitaram em enfrentar um longo caminho. A estrela os conduzia e assim o encontraram.

Onde está o menino? Você e eu vimos muitas estrelas e luzes, acendidas em comemoração do seu nascimento. Será que também nos levaram a Ele?
A festa terminou. Até o novo ano já está aí. O dia-a-dia, os compromissos profissionais, as preocupações com a viagem de férias e muitas outras coisas estão a exigir a nossa atenção. E o menino, onde está?

Ele fora anunciado como o Emanuel, o ‘Deus conosco’(Isaías 7.14). Quer dizer: Nele Deus quer estar conosco, ficar conosco, e isto não só em alguns momentos ou dias especiais, mas morar conosco. Quer ser nosso hóspede, conversar conosco, ouvir de nós e compartilhar o que nos alegra e preocupa, encontrar a solução para que os erros não continuem a nos pesar e atormentar, orientar nas encruzilhadas da vida para seguirmos o caminho que tem futuro. É muito importante que tenhamos clareza a respeito da pergunta: Onde está o menino, hoje? Que papel ele desempenha na nossa vida? Será que com todos os compromissos que temos ainda há tempo e espaço para ele? Há, inclusive, quem argumenta assim: Nos negócios, na política, enfim na vida moderna, não é mais viável orientar-se pela proposta que Deus tem para a nossa vida e o convívio com os semelhantes. Você concorda com isto?

Há meios que estão aí para nos ajudar a não perder de vista aquele que nasceu como menino em Belém, e com ele a manter a comunhão. É a boa nova impressa - na Bíblia, em devocionários e outra literatura cristã - e falada, p. ex., em templos que congregam seu povo. Estes meios são como que as estrelas do nosso tempo que nos anunciam que o menino que nasceu para ser o rei já está aí e nos orientam para que o encontremos, pois ele veio não só para ser rei dos judeus, mas quer ser o teu e o meu rei.

É preciso que, como na história dos reis magos, a pergunta instigante encontre resposta! E como os magos, é preciso estar disposto a seguir os sinais que Deus coloca na nossa frente para nos orientar na busca. Aqueles tiveram uma surpresa. Dirigiram-se ao palácio do rei Herodes, mas tiveram que mudar de rumo e encontraram a resposta naquele que nasceu numa estrebaria. Sabendo que ainda hoje ele também se identifica com seus ‘pequeninos irmãos’ bem pode acontecer que também na nossa busca sejamos levados por caminhos e a lugares que não imaginávamos.

E mais uma coisa: Se o tiver achado, você tem todas as condições de ajudar as outras pessoas que o buscam ou dele precisam. E quanta gente anda por aí procurando sentido para a vida, paz, esperança!

Amado Deus, nosso Pai em Jesus Cristo! Louvamos e agradecemos-te por teres vindo morar entre nós, trazer-nos vida e salvação. Comemoramos o teu nascimento e é nosso desejo viver a comunhão contigo. Não permitas que nossos afazeres ou as preocupações nos encampem de uma maneira que não temos tempo para ouvir-te, falar contigo e de viver sob teu senhorio. Amém

P. em. Wilfried Hermann Hasenack
Novo Hamburgo - RS
 


Autor(a): Wilfried Hermann Hasenack
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8138

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br