
Hinário é o que as pessoas cantam, não apenas o livro, a coleção de cantos. É o retrato de um processo dinâmico do canto das comunidades.
E onde elas cantam? O espaço do canto comunitário é primordialmente o do culto cristão, compreendido como encontro da comunidade com Deus. O hinário reflete o que nos constitui como Igreja de Cristo em sua unidade e diversidade. Emana desse encontro e para ele está voltado. Identifica-nos como cristãos luteranos, contribuindo para a compreensão de nossa história e contexto.
No primeiro semestre de 2011, o Conselho da Igreja solicitou ao Conselho de Música a indicação de nomes para formar uma comissão que se ocupasse com o assunto do hinário da IECLB, a partir da qual ocorreu posteriormente a nomeação. Esta comissão deverá elaborar a proposta de um novo hinário para a IECLB. Em setembro de 2011, ocorreu a primeira reunião na qual houve uma aproximação ao tema. A partir de um embasamento teórico comum, a comissão reuniu-se em novembro do mesmo ano com a tarefa de estabelecer consensos e um ponto de partida. A comissão não tem ainda prazo definido para a conclusão do trabalho.
Esta proposta não quer tolher ou suplantar iniciativas locais e regionais, mas, alimentando-se destas, oferecer balizas do que poderia ser a hinologia apropriada para se cantar em termos gerais na IECLB.
A comissão ainda não está coletando nem selecionando repertório neste momento. Está buscando critérios que possam nortear o trabalho dentro de uma concepção mais ampla: repensar como ele se reflete para dentro de uma política musical da Igreja e de educação musical – dentro de um contexto de renovação musical. Isto reflete uma preocupação com as pessoas – a comunidade, e como ela está aprendendo musicalmente. Essa é uma perspectiva original e propriamente luterana. O hinário funcionará em relação às iniciativas que já existem relativas a essa forma de pensar música. O objetivo é procurar reafirmar a identidade musical luterana e reorientá-la para a atualidade.
Comissão Hinário da IECLB:
Cladis Steuernagel
Cláudio Kupka (coord.)
Cleonir G. Zimmermann
Delmar Dickel
Marcel Steuernagel
Oziel Campos de Oliveira Júnior
Soraya Heinrich Eberle (secret.)
Werner Ewald