Celebração


ID: 2651

Nasce o Salvador - prevalece o diálogo!

Meditação

01/12/2007


Quem desconhece a realidade da quebra de diálogo?

- Crianças da mesma rua deixam de brincar juntas. Jovens da mesma idade não mais se encontram, não convivem para o esporte e deixam de freqüentar a roda de conversa, não mais se respeitam. Por quê? Houve quebra de diálogo.

- Casais se dispersaram, acabou o relacionamento e o amor mútuo desmoronou. Por quê? Aconteceu a quebra de diálogo.

- O mundo religioso criou barreiras doutrinárias. Conceitos e pré-conceitos dificultam o diálogo transparente e construtivo. O empecilho maior é a quebra do diálogo.

- Lideranças públicas se ameaçam, partem para a agressão, em palavras e ações, e inexiste a paz. Há falta de e indisposição ao diálogo respeitoso.

Deus criou homem e mulher, deu-lhes a co-responsabilidade de zelar pelo bom convívio e de cuidar de tudo que foi criado no Universo. Então Deus descansou da sua obra e viu que tudo era muito bom. O ser humano, porém, quis ser mais do que lhe era devido. Criou o seu próprio projeto de vida, priorizou a autonomia e longe do Criador tornou-se pessoa egoísta. A barreira do pecado fez com que a vontade do Criador deixasse de prevalecer. O humano quis ser igual a Deus. Deus pra lá e eu pra cá!

Chegado o tempo, Deus derrubou a parede do poder do pecado. Colocou-se ao nosso lado. Isto é motivo de alegria. Foi bom que Deus tenha derrubado os tijolos dessa parede sobre as nossas cabeças?

Natal é festa séria e exige resposta. Faz muito bem que Deus se aproximou tanto dos seus filhos e das suas filhas. O salmista (Salmo. 73. 28) confessa assim: Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. No Senhor Deus deposito minha confiança, para proclamar todos os seus feitos.

Por esta razão, desejo um feliz tempo de Advento e um abençoado e alegre Natal!

Pastor Sinodal Manfredo Siegle

 


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7419

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br