Celebração


ID: 2651

Malaquias 3.1-4 - 2º domingo de Advento - 05/12/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

05/12/2021

05/12/2021 - 2º domingo de Advento
Pregação: Malaquias 3.1-4; Leituras: Lucas 1.68-79; Filipenses 1.3-11; Lucas 3.1-6
M. Whanderson Perobelli – Paróquia Lucas do Rio Verde- MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saúdo a você neste culto do 2º Domingo de Advento com a palavra que deve nos orientar nesta semana: “O profeta Isaías diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus” Lc 3.4,6.
Sentimo-nos alegres com a sua presença neste culto. Damos as boas-vindas e desejamos que a mensagem de hoje seja preparo para a chegada do Salvador e Seu Reino.
Bem-vindo/Bem vinda você que nos visita. Que o bom Deus te faça sentir em casa e entre amigos e amigas.

CANTO DE ENTRADA
LCI 364 - Como hei de receber-te, Senhor?

SAUDAÇÃO
Em Joel 2. 32 está escrito: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. É nesta esperança que invocamos a presença do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
LCI 359 - Ó vinde em humildade

CONFISSÃO DE PECADOS
Em Salmos 38.18 está escrito: “Confesso a minha culpa; em angústia estou por causa de meu pecado.”
Pai: ouça e atenda a confissão de pecados de seus filhos e suas filhas. Nós estamos diante de Ti com nossos pecados cometidos contra Ti, contra as pessoas e contra o ambiente que nos cerca. Pai, sentimos angústia e os pecados nos pesam. Confiamos em Tua graça e misericórdia. Perdoa-nos! Devolve a alegria e liberdade que só Tu podes dar. Por Cristo. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para aquela e aquele que confessa os seus pecados, se arrepende deles e está disposto a não mais cometê-los, escuta de Deus uma boa notícia: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade” I Jo 1.9.

KYRIE
O nosso mundo sofre. As pessoas próximas e distantes de nós estão sofrendo. É um tempo de muita lágrima derramada. Deus chora conosco e juntos cantamos:
LCI 56. Pelas dores deste mundo ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo neste momento de tanta dor, tantas perdas, tantas separações, tantas lágrimas e solidão, encontramos um Deus bondoso e misericordioso. Ele continua sendo suporte, consolo e amor. Demos glórias ao Senhor cantando:
LCI 357 – Todo mundo louve a Deus.

ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e graça. Estamos reunidos em Tua presença, pois cremos que só Tu és o caminho, só Tu és a Luz, só Tu és a verdade, só Tu és a Vida. Nestes dias de tantas mortes olhamos para Ti como a realidade final e verdadeira e pedimos que, como discípulas e discípulos, possamos ouvir Tua Palavra, nela crer e nela viver. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Lc 1.68-79

2ª Leitura Bíblica: FP 1.3-11

3ª Leitura Bíblica: Lc 3. 1-6

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
LCI 165 – Estou pronto Senhor

PREGAÇÃO
O livro de Malaquias faz parte dos oráculos proféticos. Malaquias identifica uma crise em uma época em que ninguém iria identificar que ela existisse. Ele mostra a crise relacionada a época em que a única coisa que as pessoas estão preocupadas é com elas mesmas.
Através de seus oráculos podemos ver que as antigas promessas não se realizavam e o povo caiu em uma apatia e desprezo com relação a Deus. As pessoas duvidavam de seu amor, de sua justiça passando a viver como se Deus não existisse.
Na segunda metade do século V a. C., o culto e a pureza religiosa do povo estavam em decadência por causa dos casamentos mistos dos regressados do exílio de Babilónia que, ainda por cima, viviam impunes e tranquilos. As pessoas perguntavam: onde está a justiça de Deus? O profeta responde, em nome de Deus, denunciando o pecado dos sacerdotes e a violação da lei do culto pelo povo. Ao mesmo tempo, anuncia como eminente a vinda do Senhor, que irá julgar o povo (v. 5). O próprio Senhor há purificar o templo, que está sendo reconstruído, purificará os sacerdotes e pronunciará o seu juízo sobre os maus.
Era costume naqueles dias do profeta que, as estradas tendiam a ser marginais, então um rei mandava alguém na frente para aplainar o caminho - para preencher buracos e remover pedras e outras obstruções.
Da mesma maneira, o Senhor diz através do profeta que está enviando um mensageiro para preparar seu caminho para que ele possa ir ao seu templo. A mensagem básica do mensageiro é: O povo precisa se arrepender de seus pecados.
Vejamos:
O versículo 1 de nosso texto não nos dá nenhuma pista quanto à identidade desse mensageiro, mas o versículo 5 do capítulo 4 o identifica como o profeta Elias. A igreja tradicionalmente identificou o mensageiro como João Batista - e Jesus identificou João Batista como Elias. A proclamação básica de João foi “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo” (Mateus 3: 2) e seu propósito era: “preparai o caminho do Senhor. Endireite as suas veredas” (Mateus 3: 3). O versículo dois nos fala que as pessoas têm esperado por muitos anos que o Senhor cumpra sua promessa de vir ao seu templo (Zacarias 8: 3). Este versículo reafirma essa promessa e diz que ele virá “de repente”. O significado de repentino neste contexto é inesperado em vez de rápido. A qualidade inesperada da vinda do Senhor será um tema que Jesus enfatizará (Mateus 24:36, 44; Marcos 13: 32-36).
O profeta Malaquias (seu nome significa mensageiro) já indiciou a essas pessoas por seus pecados. O verdadeiro das pessoas da época do profeta está em outras coisas que não o Senhor - em coisas que se opõem ao Senhor. Além disso, por serem um povo pecador, descobrirão que a vinda do Senhor trará julgamento em vez de deleite.
O Dia do Senhor é um evento escatológico (fim dos tempos) que trará julgamento aos culpados e libertação aos fiéis. Existem numerosas referências nos profetas ao Dia do Senhor (Isaías 13. 6-9; Jeremias 46.10; Ezequiel 13. 5; 30. 3; Joel 1.15; 2. 1, 11. 31. 3; 14; Amós 5.18, 20; Obadias 1.15; Sofonias 1. 7; 14; Malaquias 4. 5). A maioria dessas referências enfatiza a ira de Deus.
A imagem de Deus purificando uma pessoa do mesmo modo como o metal é refinado derretendo-o no fogo é usada. E sabemos que o metal derrete, o metal puro permanece na parte inferior, enquanto as impurezas flutuam para o topo para serem retiradas e descartadas. Uma visita a uma refinaria de metal seria educativa. As refinarias de metal são lugares quentes, sujos e perigosos. O processo pelo qual os metais são purificados é desconfortável na melhor das hipóteses e mortal na pior.
Assim será quando o Senhor vier. Ele usará o fogo para separar o puro do impuro, de modo que o impuro possa ser retirado e jogado de lado. Por meio desse processo de refinamento, o Senhor torna seu povo digno de sua presença.
O sabão mencionado no texto, não é o sabão que conhecemos, mas sim uma substância alcalina usada para limpar roupas. “Um pano mais cheio ... branqueado e tingido. O processo incluiu lavagem com soda cáustica e limpeza com batida de pés…. O pano era então espalhado no chão para ser branqueado pelo sol”. Como você pode imaginar, esse processo seria difícil para o tecido, que não suportaria muitas dessas limpezas. Da mesma forma, a vinda do Senhor será um processo difícil.
A profecia de Malaquias, lida no contexto do Novo Testamento, refere-se à vinda de Cristo, precedida pela do precursor, João Baptista, que preparará o povo para o encontro com o Messias, “o mensageiro da aliança”, que todos esperam. É sobre Cristo que este processo de purificação recairá. É sobre Cristo que este processo de limpeza será feito.
À primeira vista, a profecia de Malaquias, que lemos hoje, pode parecer-nos pouco adequada para preparar o Natal. De fato, fala de uma espantosa purificação, e com uma linguagem terrível: “Quem suportará o dia da chegada do Senhor? Quem poderá resistir, quando ele aparecer? Porque “ele é como o fogo do fundidor e como o sabão das lavadeiras. Ele será como fundidor e purificador. Purificará os filhos de Levi e os refinará como se refinam o ouro e a prata”. Mas, pensando bem, damo-nos conta de que é uma leitura muito adequada, porque precisamos realmente de uma boa purificação, em nossas vidas, para acolhermos o Senhor. Somente Jesus em nós e por nós pode fazer isto. Jesus não é um boneco para brincar. É o Filho de Deus, que havemos de receber com verdadeira adoração. Por isto os anjos cantam. Alegram-se com a salvação oferecida em Jesus!
Com Jesus em nós essa purificação é feita por amor, ainda que Deus use severidade. Precisamos de ser purificados de todo o orgulho, de toda a soberba, porque Deus só dá a sua graça aos humildes. Precisamos de Jesus em nossos corações e vidas.
Mas as leituras de hoje também nos podem levar a refletir sobre uma outra realidade: Deus, em todas as épocas, envia os seus mensageiros, tal como enviou Elias e João Batista. É por meio desses mensageiros que Ele quer guiar a humanidade. Esses mensageiros apontam para Aquele único que pode salvar a humanidade e edificar um reino de justiça.
Ao comtemplar a salvação que nos foi dada somos tomados por gratidão e alegria e desejo de anunciar a Salvação de nosso Deus.
Podemos ser mensageiros e mensageiras de Deus a anunciar sua graça; sua salvação revelada em Jesus? Podemos ser os mensageiros e as mensageiras de amor que anunciam paz entre Deus e o ser humano? Podemos ser mensageiras e mensageiros de Deus que anunciam a chegada de Seu reino de justiça e paz?
Que possamos ser como os Filipenses de Paulo que colaboravam na divulgação do evangelho. Amém!

HINO
HPD 196 – Se não houver quem profetize!

CONFISSÃO DE FÉ
Porque confiamos e cremos em nosso Deus declaramos a uma só voz a nossa confissão de fé:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nossa oferta de hoje é Nacional. Será destinada par o Fundo para Divulgação da Bíblia e Publicações.
Enquanto ofertamos nós cantamos:
LCI 479 – Graças dou por esta vida.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...


LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o amor do Senhor Jesus atraia você para Ele;
Que o poder do Senhor Jesus te fortaleça em seu trabalho;
Que a alegria do Senhor Jesus encha os vossos corações;
E a benção de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo esteja entre vocês e permaneça com você.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento e conhecimento nos guarde para uma viva esperança. Vamos juntos na paz do Senhor.

CANTO FINAL
LCI 205 – Ó Pai nós te pedimos.


Autor(a): Missionário Whanderson Perobelli
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Malaquias / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63519

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br