No último domingo de manhã, dia 2 de julho, durante o culto na Igreja de Cristo, em São Leopoldo, RS, a comunidade celebrou o lançamento do livro “Lutero e a Música, preparado pelo Conselho Nacional de Música - CNM. Neste mesmo momento na Igreja da Reconciliação, em Porto Alegre, durante o culto os obreiros convidavam para um momento de confraternização logo mais à noite, com o mesmo motivo: lançar o livro “Lutero e a Música”, a primeira publicação do Conselho Nacional de Música voltada para a reflexão da música.
O culto em São Leopoldo, com a realização de Santa Ceia, foi oficiado pelo pastor Walter Hoppe, e teve a pregação realizada pelo presidente do CNM, Cleonir Geandro Zimmermann, que destacou a música como ministério e dom, destacando a partir da motivação do Lema do Ano que é fundamental servir uns aos outros, e assim valorizar o ministério da música nas comunidades. Lembrando as “desafinações” do contexto brasileiro, e a necessidade da partilha e do serviço para a busca da afinação, Zimmermann destacou a ótica de Lutero, que via a música como criação e dádiva de Deus: “Lutero experimentou a libertadora afinação do Evangelho. Onde o Evangelho promove a afinação uma nova realidade é criada.” – afirmou.
O Culto em São Leopoldo contou com a participação dos corais da Comunidade Evangélica de São Leopoldo - CESL e da Faculdade de Teologia.
Na noite deste mesmo dia, agora em Porto Alegre, após uma palestra do pastor Harald Malschitzky sobre a meditação na tradição de nossa Igreja que reuniu luteranos e luteranas na Paróquia Matriz de Porto Alegre o livro “Lutero e a música” foi apresentado à comunidade. A coordenadora sinodal de música do Sínodo Nordeste Gaúcho e integrante do CNM, pastora Leonira Pagung, e do tradutor do livro, professor do Instituto Superior de Música - ISM, e também membro do CNM. Dr. Werner Ewald, foram algumas das lideranças que presitigiaram o evento. (Clique aqui e confira a mensagem de lançamento, proferida por Cleonir Geandro Zimmermann). Após a apresentação do livro houve uma confraternização entre os presentes.
Veja: Prédica