
O Sínodo Espírito Santo a Belém (SESB), através da assessoria de música, constituiu parceria com a Secretaria de Ação Comunitária da IECLB por meio de editais de projetos, para apoiar a inserção de sete lideranças em eventos de capacitação musical. Atualmente, em nossa IECLB temos, reconhecidos, dois eventos que acontecem todo ano e vêm se destacando pela sua importância como espaços de vivência e qualificação de lideranças, musicistas formados ou estudantes, e pessoas de diversas idades – Seminário de Música em Rodeio 12 (Timbó – SC) e Semana de Canto da ADL (Afonso Cláudio – ES). Os contemplados foram Valdecir Junior da Costa Vieira, Ingrid Costa Vieira, Diana Larissa Chagas de Aguiar, Ricardo Passos, ambos professores no projeto “Dons e Sons” da Paróquia Luterana de São Luís do Maranhão, projeto social de grande importância para a comunidade local, que em sua maioria é formada por famílias carentes, e onde são oferecidas aulas de música para crianças e adolescentes que além de aprenderem um instrumento, participam da vida comunitária e de outras atividades ofertadas ao longo do ano. A equipe de professores do projeto é ainda maior, porém esta parceria possibilitou a vinda de dois professores e outros dois vieram patrocinados pela própria Paróquia de São Luís e o grupo participou da Semana de Canto da ADL - https://www.luteranos.com.br/noticias/espirito-santo-a-belem/semana-de-canto-da-adl-2019, onde puderam conhecer pontos turísticos do Espírito Santo, também o Albergue Martim Lutero que é outra instituição de grande importância social em nossa Igreja, além da sede do Sínodo em Vitória, onde foram recebidos pelo Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein, e a própria Associação Diacônica Luterana, em Serra Pelada, durante a Semana de Canto.
Para o Seminário de Música em Rodeio 12 foram apoiados Adriana Lahass Fribe, Hebert Closs do Rosário e Simone Vesper Binow que ainda teve a companhia de seu esposo P. Edivaldo Binow e seus filhos Eduarda e Ricardo. O grupo de capixabas relatou que tiveram experiências muito enriquecedoras de conteúdo, de prática musical, destacando as oportunidades, nas oficinas, de prática de conjunto e condução de grupos instrumentais e vocais. A programação em Rodeio 12 encerrou no domingo com celebração na qual, inseridos no Grande Coro e Grande Orquestra, puderam atuar cantando, tocando e regendo, experiências também bastante valorizadas pelos capixabas, além da recepção, organização local e momentos prazerosos de diálogo e reflexão.
O Sínodo se alegra com os resultados das inserções realizadas, desejamos que parte do que foi experimentado possa ser partilhado nas comunidades de origem de cada participante e nas ações em conjunto com a assessoria de música que virão.
Vinícius Ponath
Assessor de Música do SESB