Celebração


ID: 2651

Interesse pela música cresce cada vez mais na IECLB

11/05/2005

CNM - Louis Ilensser, Valdir Jahn, Friedrich Genthner, Cládis Steuernagel, Werner Ewald, Jólia Mueller, Leonira Pagung, Ilma Larsen, Lislie Koester, Rúbia de Oliveira e Cleonir Zimmermann
Panorama foi traçado a partir de relatos dos contextos sinodais
Celebração durante o reunião do CNM em Curitiba
1 | 1
Ampliar

O Conselho Nacional de Música – CNM - teve sua reunião anual nos dias 21 a 24 de abril, na capital paranaense. O Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, Werner Brunken prestigiou o evento, realizando a pregação nos cultos de abertura e encerramento. Segundo o Presidente do Conselho nacional de Música, Cleonir Zimmernann em 2005 a reunião do Conselho Nacional de Música estendeu-se por quatro dias para que fosse possível contemplar uma carregada agenda de demandas na área da música, traçando e oferecendo ao Conselho da Igreja propostas concretas. 

No primeiro dia do encontro os Coordenadores dos Conselhos Sinodais de Música, a Coordenação do Conselho Nacional e a Obra Acordai apresentaram relatórios das atividades desenvolvidas. A partir destes relatos foi possível traçar um panorama da atividade musical nos diversos Sínodos e ter a gratificante constatação de que há interesse e disposição crescentes em investir na formação musical dos/das membros das comunidades por parte dos sínodos, que têm apoiado encontros de grupos de canto, corais e outras formas de expressão musical.

A publicação Cantate Domino, que é um importante subsídio para o trabalho dos Corais ao compilar, anualmente, partituras para o trabalho, será a partir deste ano disponibilizada via internet, através do site da IECLB. Esta mudança implica em redução de custo e ampliação do acesso ao material, além da possibilidade de disponibilizar um número bem maior de partituras. Qualquer interessado poderá acessar o link do Conselho Nacional de Música, e selecionar as partituras que deseja.

Durante a reunião também foi elaborada uma proposta de reformulação em seu Regimento Interno do CNM, que será encaminhada ao Conselho da Igreja para futura homologação. Segundo esta proposta, a Coordenação do Conselho de Música passa a ter três pessoas: um/a coordenador/a nacional, um/a vice e um/a secretário/a. A tesouraria passaria a ser plenamente assumida pelo setor de finanças da IECLB.

O Prof. Dr. Werner Ewald também esteve presente na reunião do CNM fazendo uma palestra sobre o processo de implantação do curso superior e ecumênico de Música Sacra no Instituto Superior de Música, na EST. Os conselheiros fizeram várias perguntas e manifestaram a necessidade de haver ampla sintonia entre o curso e o conselho de música, especialmente pensando na empregabilidade dos futuros músicos.

Entre as ações propostas pelos conselheiros está a confecção de uma Cadastro Nacional de Musicistas na IECLB para o qual cada sínodo passará a recolher dados que serão posteriormente integrados em um cadastro nacional.

Outra proposta concreta surgiu da constatação da necessidade de formalizar o serviço voluntário na área da música nas comunidades. Para esta questão o Conselho sugere que os serviços voluntários na área da música sejam estabelecidos com tempo definido e ato de investidura na função.

A partir do encontro de Curitiba um dos objetivos do CNM será oferecer material para a reflexão sobre a música na igreja, visto que atualmente há bastante material publicado voltado para prática, sem, no entanto, contemplar a reflexão sobre o contexto em que a música é desenvolvida. Para isso o CNM quer apostar na tradução e mesmo na elaboração de materiais produzidos especialmente para esta finalidade.

No culto de encerramento da reunião foi feita uma homenagem ao P. Friedrich Genthner, na Comunidade Melanchton, por sua decisiva participação e empenho em prol da música sacra no Brasil.

“Entre momentos formativos e informativos, a reunião foi um período de celebrações, reflexões, relatórios, estudos, debates e encaminhamentos sobre as questões da música na IECLB, com demonstração de preocupação sobre a valorização do trabalho musical de pessoas voluntárias e reconhecimento do profissional” – afirmou Ilma Kreitlow Larssen, que participou do encontro representado o Conselho Sinodal de Música do Sínodo Rio dos Sinos.

Participaram do encontro: Jólia Mueller, do Sínodo ES a Belém; Pastora Leonira Pagung, do Sínodo Nordeste Gaúcho; Catequista Ilma Kreitlow Larsen, do Sínodo Rio dos Sinos; Lislie Koester, do Sínodo Paranapanema; Rúbia de Oliveira do Sínodo Vale do Itajaí; Cleonir Geandro Zimmermann, Coordenador Nacional do CNM; Catequista Louis Marcelo Ilensser, representando o Conselho de Liturgia – COLI; Valdir Jahn, do Sínodo Norte-Catarinense; P. Friedrich Genthner, representando a Comunhão Martim Lutero - núcleo Obra Acordai; Cládis Steuernagel, representando o Seminário de Música Rodeio 12; e Werner Ewald, representante da EST no CNM.

Fonte: CNM - Cleonir Zimmermann
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br