
Micaela Barbara Lhotzky Berger é conhecida por sua atuação musical em toda a IECLB, mas é no Sínodo Espírito Santo à Belém que ela tem uma bonita história de amor e dedicação ao trabalho musical, com seu nome presente em muitas atividades, tanto de formação quanto em eventos realizados. Uma de suas mais preciosas contribuições é a criação de arranjos para corais e coros de metais. Muitas de suas peças foram escritas a mão, copiadas e distribuídas em diversos encontros de formação para corais e trombonistas.
Izidoro Boldt, uma referência no trabalho com os coros de metais no Sínodo Espírito Santo à Belém, ao preparar material para seus grupos, um dia se deparou com uma mesa cheia de folhas, com hinos e arranjos de Micaela. Foi aí que percebeu uma grande riqueza de material que precisava ser catalogada e preservada. E foi assim que Izidoro começou a recolher arranjos de Micaela. Digitou e organizou estes arrajos que foram publicados no primeiro livro “Convite à Liberdade – Arranjos e Peças”, lançado em 2009 (confira a notícia aqui: https://www.luteranos.com.br/conteudo/lancado-livro-de-micaela-berger-em-santa-maria-de-jetiba).
Mas o trabalho de Izidoro não parou por aí. Apesar de haver muitos arranjos de Micaela já impressos em diversos materiais dentro e fora da IECLB, ainda havia muito o que fazer, pois muitos arranjos de Micaela não foram incluídos neste primeiro livro, sendo necessário um segundo volume. E assim, Izidoro começou a reunir e digitar outros arranjos. Com o apoio do Sínodo Espírito Santo à Belém, por meio da Associação Educacional Martim Lutero, foi possível publicar o livro “Convite à Liberdade – Arranjos e Peças – Volume II”.
O lançamento deste segundo volume aconteceu na noite do dia 12 de dezembro de 2021, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria Jetibá e, devido a pandemia, com um público bem menor daquele que estava no lançamento do primeiro volume. Porém, foi muito emocionante. A celebração contou com a presença das ministras locais Pa. Elisabet Lieven, Pa. Luceny Laurett e Ministra Religiosa Candidata Raquel Wieland, os ministros locais P. Rubens Stuhr e P. Valdeci Foerster. Também participaram P. Marcos Vollbrecht, de Jequitibá, P. Edivaldo Binow, de Califórnia, P. Sidney Retz, Pastor vice Sinodal, de São Sebastião, e P. Ismar Schiefelbein, Pastor Sinodal. Contamos ainda com a presença de pastores eméritos, Helmar Roelke, Emil Schubert e Silívio da Silva. P. Valdeci conduziu a celebração e P. Sidney as homenagens. A pregação do P. Sinodal Ismar nos convidou a agradecer pelo dom da música e, com base em 2 Coríntios 2.14-17, a espalhar o bom perfume do Reino de Deus por meio de nossos dons.
Micaela e Izidoro possuem dons que ajudaram a multiplicar outros dons na música. Por isso, com todo o nosso carinho e gratidão receberam muitas homenagens e presentes. As falas dos pastores eméritos Helmar Roelke e Emil Schubert, e também do P. Marcos Volbrecht representando seu falecido pai, P. Edgar Vollbrecht, lembraram histórias de Izidoro e Micaela na vida das comunidades. A Associação Obra Acordai Capixaba, que coordena o trabalho com coros de metais no Sínodo, por meio de Armindo Klitzke, presidente, e P. Edivaldo Binow, tesoureiro, expressou a sua gratidão a Izidoro e Micaela, pois ambos contribuíram e muito para a edificação do trabalho com os coros de metais. Pa. Luceny agradeceu aos homenageados em nome da União Paroquial Santa Maria. P. Ismar agradeceu em nome do Sínodo toda a contribuição e dedicação de Micaela e Izidoro em inúmeras atividades e edificação de lideranças. Friedemann Berger, filho de Micaela, expressou em nome da família a gratidão a Izidoro Boldt pelo importante trabalho de catalogar, digitar e publicar os arranjos de Micaela. Por fim, Izidoro doou uma pasta com arranjos originais de Micaela Berger feitas à mão para o acervo do museu da Comunidade em Santa Maria de Jetibá. P. Rubens e o presidente da Comunidade, Waldemiro Kempim, receberam com muita alegria a doação, já que Micaela e seu saudoso esposo, P. Norberto Berger, atuaram em Santa Maria de Jetibá.
Em anexo, leia ainda as dedicatórias da Associação Obra Acordai Capixaba à Micaela Berger e Izidoro Boldt.
Micaela e Izidoro, louvamos a Deus por todo o trabalho que fizeram e continuam fazendo em nossa Igreja! Nosso muito obrigado!
Texto: P. Edivaldo Binow
Fotos: Jair Schulz