10/01/2021 – 1º Domingo após Epifania – Batismo do Senhor
Pregação: Gênesis 1.1-5; Leituras: Sl 29; Mc 1.4-11
Estagiário Eduardo Valter Datsch Windmöller – Matupá - MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
“Depois que Jesus foi batizado, ouviu-se uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”. (Marcos 1.1)
Com essa Palavra iniciamos mais um momento de culto. Sinta-se acolhido nesse momento! Que o amor a Deus nos una nesse momento de refletir sobre nossas vidas por meio das Escrituras.
CANTO DE ENTRADA
Nº 06 – Livro de Canto – Aqui você tem lugar
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Reunimo-nos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Deus está presente!
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Deus Trino
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Pai amado! O Senhor nos conheces e sabes o que há em nós! Sabes muito bem quais são nossos pensamentos, nossas intenções, Tu nos conhece por completo. O teu amor nos constrange e ao mesmo tempo nos convida a viver na dependência de ti. Obrigado Jesus pelo teu grande amor, obrigado pelo que fizeste por tua graça e misericórdia e dessa forma podemos prosseguir! Ajuda-nos a refletir sobre nossa vida de pecado e nos ensina a viver Tua vontade! Em nome de Jesus, amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO
“Aquele que está em Cristo é nova criatura, novas coisas acontecem” O Apóstolo Paulo vai afirmar isso na carta aos coríntios. E essa Palavra continua sendo atual: Deus faz novas todas as coisas! Que o perdão e salvação de Deus nos alcance e mude nossa história!
KYRIE
Com a graça que nos alcança, colocamos nas tuas mãos Senhor, pessoas que tem sofrido a indiferença, a solidão, a tristeza e a falta de esperança. Clamamos pela tua misericórdia cantando:
Nº 56 – Livro de Canto - Pelas dores de mundo, ó Senhor
GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus se alegra com a vida de Seu Filho, louvores sejam dados ao Senhor Todo-poderoso! Cantemos:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas...
ORAÇÃO DO DIA
Deus querido! Agradecemos pela vida e por tua Palavra de vida! Agradecemos por tua fidelidade em todo tempo. Todo louvor e gratidão que estão em nosso coração, vem da alegria em te pertencer. Que assim possamos com a tua ajuda permanecer!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmos 29
2ª Leitura Bíblica: Marcos 1.4-11
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 33 – Livro de Canto – Vaso novo
PREGAÇÃO
Das trevas à maravilhosa luz
Conta-se a história de um jovem rapaz que gostava muito de ir nas exposição de arte. Num belo dia, esse jovem estava em frente a um dos quadros mais lindos de toda aquela exposição, até que uma jovem moça se aproximou dele e pergunto, “você gostou deste quadro?”. O jovem rapaz respondeu imediatamente “com certeza, de longe esse é o quadro mais bonito de toda a exposição!”. Ao escutar isso a Jovem moça falou, “eu conheço o autor dessa obra, você teria o interesse de conhecê-lo também?”. Ao escutar isso o jovem rapaz fica todo bobo e responde “SIM, SIM, SIM, eu iria adorar conhece-lo!”.
Assim com aquela jovem moça fez o convite ao rapaz, hoje eu também quero te convidar para conhecer o autor da maior obra já vista no mundo. Quero te convidar para conhecer o autor/criador do universo, do mundo, das plantas, dos animais, dos seres humanos... VOCÊ QUER CONHECER ELE?
Gênesis 1.1-5.
“No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: Haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia”.
O texto que acabamos de ler, nos mostra que antes que qualquer coisa fosse criada, já existia um Deus. O qual decide criar tudo o que hoje conhecemos e vemos. Desta forma o livros de Gênesis como um todo, nos mostra o início de toda a criação de Deus. E nos ajuda a responder as grandes perguntas da vida, por exemplo, como a terra foi criada, como surgiu os seres vivos, as plantas e toda maravilhosa criação.
Desta forma, o texto começa nos dizendo que no princípio Deus criou os céus e a Terra. Aqui podemos observar quatro pontos. O primeiro ponto está na palavra PRINCÍPIO o qual nos indica um período de antiguidade remota e desconhecida. O segundo ponto é DEUS o nome do Ser Supremo, que no hebraico significa “Poderoso/Forte”. O terceiro ponto é a palavra CRIOU, as coisas, os seres vivos não foram criados a partir de algo já feito formando assim uma evolução. A palavra criou nos indica que Deus fez tudo do nada, nada existia, Ele fez existir. E o quarto ponto O CÉU E A TERRA, Deus cria o universo.
Em seguida, no versículo 2, nos diz que a terra era sem forma e vazia e o espirito de Deus movia-se sobre a face das águas. E é no final deste versículo que encontramos o relato da criação, onde a autoridade e poder de Deus se revela numa simples palavra (HAJA).
No meio de um vazio, no meio do nada, Deus com sua criatividade, autoridade e poder fala: “HAJA LUZ” , e a luz apareceu! Aquilo que antes estava nas trevas, na escuridão agora vive na luz. E Deus vendo que a luz era boa separou, a luz das trevas, e chamou a luz de dia e as trevas de noite. Assim se deu o primeiro dia.
Deus continuou com a sua criação, ele fez os firmamentos, fez terra seca aparecer, criou o sol, a lua e as estrelas, criou os animais e os seres humanos. Tudo com uma palavra apenas “HAJA”, mostrando assim a sua autoridade sobre todas as coisas. Ao terminar a sua criação, Deus vê que tudo que criou era bom. Deus cria o ser humano para se relacionar com toda a sua criação e fazer dele o seu cooperador, seu ajudante, dando assim a responsabilidade de cuidar e preservar TODA a criação.
Porém, ao lermos o texto de Gênesis 3, vemos toda a realidade do pecado entrando no mundo, e tudo que Deus criou sendo afetado. Num primeiro momento penso que Deus poderia ter acabado, destruído tudo e começado tudo de novo. No entanto, a história como nós bem conhecemos não termina aí, a humanidade sentiu a consequência do pecado.
Deus já tinha tudo esquematizado, Ele já tinha planejado um plano para resgatar a humanidade de trazê-los de volta para perto de si. Para isso Ele enviou seu único filho para morrer numa cruz pelos nossos pecados, para que hoje cada um de nós pudéssemos ter novamente um relacionamento com Ele. Relacionamento esse cheio de amor, carinho e cuidado.
Assim meus queridos irmãos e irmãos, como diz as palavras de 1 Pedro 2.9: Através da morte de Cristo na Cruz, eu e você somos novamente lembrados de que apesar de sermos pecadores, Cristo se entregou por cada um e é Ele que nos chama para continuarmos sendo seus cooperadores neste mundo, somos chamados a anunciar os seus atos poderosos. Cristo nos chama da escuridão dos nossos pecados para a maravilhosa luz do seu amor e poder. Amém.
HINO
Nº 155 – Livro de canto – Deus é meu amparo
CONFISSÃO DE FÉ
Queremos confessar a nossa fé de forma pública com os fundamentos das palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº84 – Livro de Canto – Te agradeço
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Senhor, agradecemos pela Palavra e pelo agir do teu Espírito Santo.
Trabalha em nosso coração tua vontade!
Estejas Senhor com nossa comunidade, nossas famílias, nosso país e nação!
(Incluir pedidos, agradecimentos ou aniversariantes)
No mais Senhor, queremos ainda deixar os demais pedidos e agradecimentos com a oração que Jesus nos ensina:
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Deus te abençoe, Deus te guarde e renove a misericórdia na tua e na minha vida! Abençoe a você esse Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo. Amém!
ENVIO
Vamos em paz e servimos com amor e gratidão!
CANTO FINAL
Nº 321 – Livro de Canto – Tua vontade