No próximo domingo, dia 05 de abril, comemoramos o domingo de ramos, dia para lembrarmos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, fato ocorrido na semana da morte e ressurreição de Jesus. É muito interessante observarmos dois aspectos do relato de Marcos 11.1-11.
O primeiro é a maneira como se dá a entrada “triunfal” de Jesus. Ele é recebido como rei por todas as pessoas, mas, ao contrário do que se espera para um rei, chega de forma nada majestosa, assim como foi seu nascimento. Jesus entra na cidade montando um jumentinho e não um belo cavalo, como muitos poderiam esperar. Ele é um rei humilde, como as pessoas que o aclamaram.
Jesus é um rei próximo ao povo, os conhece e sabe das suas necessidades. Por isso, melhor do que ninguém, Ele conhece tudo acerca da nossa vida, quer governá-la. Jesus anseia por ser o dono do nosso coração e sabe muito bem como fazer isso.
O segundo ponto a ser destacado é a multidão que recebe Jesus, em Jerusalém. Um número grande de pessoas caminhava adiante e por trás de Jesus clamando:“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” Essas pessoas acolhiam Jesus como enviado do Senhor para reinar sobre eles com festa e alegria, colocando suas vestes e ramos para Ele passar com o seu jumentinho.
No entanto, essa mesma multidão, dias mais tarde, gritou: “Crucifica-o! Crucifica-o!” (Mc 15.6-15). Que contraste! Em um momento Jesus era o “Bendito que vem em nome do Senhor”, em outro, um criminoso para o qual o povo desejava crucificação. Muitas são as vezes em que pessoas aclamam a Jesus como rei das suas vidas e logo viram lhe as costas como o discípulo Pedro ao dizer: “Não conheço esse homem de quem falais!”
Por vezes, sentimos receio do que o mundo vai falar ao confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor. Entretanto, não precisamos ficar com medo, pois recebemos a promessa de que aquele cuja vida perder diante do mundo, por Jesus e pelo evangelho, a salvará (Mc 8.34-38).
Assim sendo, que o Espírito Santo nos mantenha firmes para confessarmos diante do mundo a Jesus Cristo como Bendito que veio em nome do Senhor para governar e salvar nossa vida. Amém!
Natanael Karnopp Böhm, Cand. Min. P., Chapada/RS.