Saúdo a cada um e cada uma de vocês com as palavras do Salmo 89: ”Cantarei para sempre a tua misericórdia, ó Senhor, os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade.”
No quinto domingo da Páscoa somos convidados a cantar! Canto, música, instrumentos fazem parte da história da caminhada do povo de Deus através dos tempos. Onde os instrumentos e as vozes humanas se unem para entoar louvor ao nosso Deus! Como comunidade aprendemos desde criança, que o canto litúrgico, tem sua importância na nossa forma de viver e expressar nossa fé cristã. A música ressignifica a Palavra de Deus em nossa vida. Quem de nós já não cantarolou refrão dos hinos conhecidos em diferentes circunstancias? O que nós estamos cantando em nosso coração? Como cantamos? A realidade a nossa volta nos inclina mais para o lamento do que para o louvor. Bem dentro desta realidade nós povo de Deus somos chamados a testemunhar.
Muito significativa para nós, esta oração que foi adaptada de uma liturgia antiga para este dia: “Amado Senhor, graças te damos pela dádiva da música, pelo louvor e oração com vozes e tons. Agradecemos por nos escutar. Sabes Senhor, não está sendo fácil cantar... Há dor e sofrimento, morte, doença, luto, desemprego, violência das mais diferentes formas, pessoas sem rumo, sem teto e sem chão, sem medicamentos... Uma realidade que nos assusta e quer emudecer o nosso canto. Dificuldades e sofrimento nos cercam e estão muito próximo a nós. Te suplicamos misericordioso Deus, transforme em canto de esperança e fé nossos medos e dificuldades. Abençoe a todos e todas que se dedicam a música. Permite que seu cantar e tocar contribuam para ouvir o Teu chamado, compreender o Teu amor, ofertar a Tua graça, anunciando assim a Tua Boa Nova. Que assim seja! Amém!
Neste ano em que somos desafiados pela nossa Igreja a “Viver o Batismo: dons a serviço” a música tem sido um instrumento de vivência deste desafio. Fomos agraciados de muitas maneiras surpreendentes como a música chegou até nós neste tempo de pandemia. Somos gratos a tantos musicistas, instrumentistas, grupos de canto, coralistas, cantores... enfim a tantos outros envolvidos, como equipe técnica, que possibilitou tudo isto. Sim tivemos oportunidades antes quase inimagináveis de vivência de lives e apresentações musicais e celebrações. Clamor e louvor!
Com votos de graça e paz, possamos entoar: “Canta minha alma! Canta ao Senhor! Rende-lhe sempre ardente louvor!” (LC624).
Diac. Vilma Linda Reinar
Secretária da Diretoria no Instituto Luterano Campos Verdejantes
Ministra Diaconal - Capelania - Instituição Bethesda
reside em Joinville/SC