Datas Comemorativas
P. Ms. Luiz Osmar Witt
312 –> 1700 anos
Em 28 de outubro de 312 ocorreu a Batalha da Ponte Milvia. Nela os imperadores romanos Constantino e Maxêncio lutaram pelo poder sobre a região ocidental do Império Romano. Mesmo sendo Constantino filho do imperador Constâncio Cloro, o sistema de poder tetrárquico (quatro imperadores: dois Augustos e dois Césares) instaurado por Diocleciano não previa uma sucessão hereditária. E quando Constâncio Cloro faleceu, os soldados proclamaram Constantino como o Augusto, mas em Roma o favorito era Maxêncio, filho de Maximiano, que fora imperador antes de Constâncio Cloro. Resultou desta situação que Constantino ficou com o direito de governar apenas sobre as províncias da Britânia e na Gália, mas não como Augusto e sim como César. Não satisfeito com esta solução, Constantino começou a preparar a expansão de seus domínios sobre todo o ocidente do Império. Próximo a Roma deu-se a batalha na qual Maxêncio foi derrotado e morto. Sobre esta batalha pairam lendas como a que descreve uma visão de Constantino em que lhe apareceram as letras iniciais do nome Cristo (XP) e a inscrição In Hoc Signo Vinces — Sob este signo vencerás. Em 324 Constantino reunificaria o poder em todo o Império sob seu comando.
1512 –> 500 anos
As igrejas luteranas em todo o mundo preparam-se para os festejos dos 500 anos da Reforma, que serão realizados em 2017. Claro, também no Brasil a data será marcada de muitas maneiras. Enquanto caminhamos na direção das celebrações de 2017 é oportuno recordar alguns outros acontecimentos ligados à história da Reforma luterana. Em 19 de outubro de 1512, o monge Martin Luther, da Ordem dos Agostinianos, concluiu seu doutorado em teologia e iniciou sua atividade docente na Universidade de Wittenberg. Esta fora criada pelo Príncipe Regente Frederico, cognominado o sábio, que se tornou protetor de Lutero e da própria causa do movimento de Reforma. Sem o seu apoio, seguramente as dificuldades teriam sido ainda maiores. Ao dar início ao seu trabalho como professor de teologia, Lutero dedicou-se à interpretação das Sagradas Escrituras sob a ênfase de seu voto pessoal: Profiro publicamente um caro voto pela Sagrada Escritura e prometo, para a vida toda, estudá-la e pregar sua mensagem, e defender a fé cristã contra todos os hereges, por discussão e escritos. Que Deus me ajude.
1912 —> 100 anos
A última década do século XIX e a primeira década do século XX foram um período decisivo para as comunidades evangélicas que se constituíram no Brasil a partir da imigração europeia. Foi um tempo de superar a visão congregacional (na qual cada comunidade era independente das demais), e de buscar um caminho conjunto através dos Sínodos. No ano passado, foram lembrados os 100 anos de história do antigo Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina e Paraná, que tinha sede em Blumenau/SC. No presente ano, festeja-se os 100 anos do Sínodo Evangélico Brasil Central, cuja fundação foi decidida num pré-sínodo que se reuniu em 28-30 de junho de 1912, no Rio de Janeiro. Dez comunidades dos Estados de São Paulo (Campinas, Rio Claro, Santos e São Paulo), Rio de Janeiro (Rio e Janeiro e Petrópolis), Minas Gerais (Juiz de Fora), e Espírito Santo (Campinho, Califórnia e Santa Leopoldina) estiveram representadas por seus pastores e por dois delegados membros de cada uma das comunidades. De acordo com os Estatutos, o sínodo recebeu a denominação Sínodo das Comunidades Evangélicas Alemãs do Brasil Central (Sínodo Brasil Central). Seu primeiro Presidente foi o P. Ludwig Hoepffner, da Comunidade do Rio de Janeiro.
1962 —> 50 anos
O Brasil prepara-se para sediar os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando a competição chegará à vigésima edição. A Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos mundiais, foi criada pelo francês Jules Rimet, quando esteve no comando da Federation International Football Association —FIFA. As competições realizam-se a cada quatro anos e a primeira edição foi realizada no Uruguai, em 1930, e foi vencida pela seleção anfitriã. Em razão da Segunda Grande Guerra os jogos não puderam ser realizados em 1942 e 1946, sendo retomados em 1950, no Brasil. O Brasil tem a seleção com o maior número de títulos mundiais, cinco ao todo. O primeiro foi conquistado em 1958, na Suécia. Há 50 anos, em 17 de junho de 1962, no Chile, o Brasil chegava ao bi-campeonato, vencendo de virada a seleção da Tchecoslováquia pelo placar de 3 a 1. Com admiradores e críticos, o futebol é o esporte que mais mobiliza as pessoas no Brasil.
2002 —> 10 anos
Há uma década, um acontecimento marcou a história política do povo brasileiro: Luiz Inácio Lula da Silva venceu as eleições para a Presidência da República. Pela primeira vez, um metalúrgico, filho do nordeste do país, liderança do movimento sindical do abc paulista, chegou ao cargo máximo da nação. O Parti do dos Trabalhadores, fundado em 1980, em vinte dois anos nunca tinha chegado ao Palácio do Planalto, embora já tivessem ocorrido três eleições muito disputadas. O mote que moveu a celebração da vitória eleitoral petista foi o de que a esperança venceu o medo. No governo, e em nome da governabilidade, Lula precisou fazer muitas alianças políticas, algumas das quais descaracterizaram algumas históricas bandeiras partidárias. Por exemplo, a expectativa de que seria possível realizar um novo jeito de fazer política com honestidade e ética precisou enfrentar a realidade de um Estado burocrático e lento para atender às demandas sociais. Ainda assim, o governo conseguiu manter a estabilidade da economia num tempo de crise internacional e assegurar trabalho para promover a ascensão social das classes mais pobres.
O autor é pastor da IECLB, professor de História da Igreja na Faculdades EST e responsável pelo Arquivo Histórico da IECLB. Reside em São Leopoldo/RS
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012