Celebração


ID: 2651

Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Recursos litúrgicos

01/08/2013

Recursos litúrgicos
Dia 25 de agosto de 2013
Culto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência


Acolhida:

Foi Deus quem nos trouxe até aqui. “Quando estamos reunidas e reunidos na Comunidade, estamos no céu” – dizia Lutero. Em 2 Timóteo 1.10 se lê: Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do Evangelho, revelou a vida que dura para sempre. É exatamente isso que Deus faz conosco, aqui e agora, neste lugar: Deus enche o nosso coração de alegria pelo fato de não precisarmos ter medo da morte. Alegria essa que poderemos repartir com as outras pessoas, logo depois que sairmos daqui.

O culto é um dos momentos que Deus nos dá para fazermos uma parada, para refletirmos. Que bom poder refletir sobre o tema: “Ser, Participar, Testemunhar – Eu vivo Comunidade Inclusiva” durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Saudação Trinitária:

Sim, todas são bem-vindas, todos são bem-vindos a este culto que iniciamos em nome de Deus que nos despertou e continua despertando para a vida; em nome de Jesus Cristo que direcionou e continua direcionando nossa história; em nome do Espírito Santo que nos animou e continua animando para vivermos como filhas e filhos de Deus. Que bom que vocês vieram!
(Sugerir que as pessoas presentes deem um abraço uma nas outras e digam uma palavra carinhosa do tipo “Que bom que você veio!”)

Leitura Bíblica: Salmo 103.1-8

Aclamação do Evangelho: Jesus Cristo nos diz: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a Sua obra. (João 4.34) Aleluia!

Leitura do Evangelho: Lucas 13.10-17

Motivação para oferta:

Nós, agora, vamos fazer a nossa Oferta de Gratidão. Dê das suas primícias para que o trabalho junto às Pessoas com Deficiência floresça sempre mais no nosso meio. Apoiemos essa proposta de Mais Vida, coordenada pelo Programa Diaconia Inclusão da IECLB. Enquanto o pão e o fruto da videira são trazidos à mesa, doaremos de nós enquanto cantamos...

Oração Geral da Igreja:

Deus de bondade! Tu nos deste dons e talentos diversos. Ninguém de nós recebeu todos eles. Da mesma forma, ninguém de nós recebeu nenhum deles. Para cada pessoa Tu sempre dás um pouco do que é Teu.

Ajuda-nos a servirmos uns aos outros e umas às outras. Dá que a Tua luz se acenda em nossos corações; que ela nos ajude a perceber tudo aquilo que acontece à nossa volta e, em especial, a realidade de exclusão e discriminação em relação às pessoas com deficiência.

Que a Tua Luz nos auxilie a ultrapassarmos as barreiras que nos afastam uns dos outros, umas das outras. Que a Tua Luz nos dê coragem para sonorizarmos o amor nos círculos onde vivemos e nos ajude a construir uma comunidade cada vez mais inclusiva. Que a Tua luz nos presenteie com criatividade para edificarmos a nossa casa à beira da estrada por onde Tu, em Jesus Cristo, haverás de passar. Permite que todas as pessoas possam dar-se conta, através de Jesus Cristo, da Tua luz. Amém.

Bênção e Envio:

Que Deus lhes dê força na caminhada. Que Deus lhes presenteie com ânimo e sabedoria para os momentos de diálogo em prol de uma comunidade inclusiva. Que Deus lhes conceda amizade para que vocês se aproximem umas das outras, uns dos outros. Que Deus segure vocês na Sua mão e abençoe vocês. Vão na paz de Deus e sirvam ao Senhor da Igreja com alegria. Amém.

Pastor Renato Luiz Becker
Ministro da IECLB em Itoupava Central – Blumenau/SC

Volte para Caderno de Subsídios da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2013
 


Autor(a): Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia / Subnível: Missão - Diaconia - Pessoa com Deficiência
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Título da publicação: Ser,Participar, Testemunhar. Eu vivo Comunidade Inclusiva / Ano: 2013
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 23685

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br