Josua Wegelin (1604-1640)

Obra e Biografia

29/06/2012

Josua Wegelin (1604-1640) HPD 73

Nasceu 11 de janeiro de 1604 em Augsburgo, Baviera, Alemanha
Faleceu 14 de setembro de 1640 em Pressburgo, Hungria

Josua nasceu em 1604 como filho do Magister Johannes Wegelin em Augsburgo. Ali o pai tinha o cargo de Ephorus (inspetor) no Colégio Evangélico. Josua estudou teologia evangélica em Tübingen e fez ali mesmo o seu exame de Magister em 15 de fevereiro de 1626. Depois ele assumiu um pastorado em Budwater. Após o falecimento do pai, Josua foi instalado como Diaconus na Barfüsserkirche (Igreja das pessoas de pés descalços) na sua cidade natal. Em conseqüência da Contra-reforma (Edital de Restituição) ele foi expulso de Augsburgo em 1629 junto com outros pastores evangélicos. No ano de 1632 Josua Wegelin podia voltar ao pastorado como Arquidiaconus. Na luta de Nördlingen os evangélicos foram vencidos, e os pastores tiveram que abandonar a Baviera. De novo Josua teve que deixar sua comunidade. Ele foi para Pressburgo (que na época pertencia a Hungria) e assumiu o cargo de Ephorus (Inspetor) de todas as igrejas e escolas evangélicas do Comitado (Região administrativa). Pouco antes de sua morte ele foi homenageado ainda com o título de Doutor honoris causa, em reconhecimento de seus ótimos serviços prestados como Inspetor espiritual. Ali em Pressburgo Wegelin faleceu no ano de 1640.

No exterior, com saudades de sua pátria, Josua Wegelin escreveu para sua comunidade, que teve que abandonar em Augsburgo, um »Trostbüchlein« (Livrinho de Consolo) com o subtítulo »Andächtige Versöhnung mit Gott, welche hilfet aus aller Not« (Devota Reconciliação com Deus, que ajuda em todas as Dificuldades). O livro foi impresso em 1636 (e re-editado em 1648 e 1656). Nele se encontra o hino »Allein auf Christi Himmelfahrt / mein Nachfahrt ich tu gründen«. (Somente na ascensão de Cristo...). Suas três estrofes animam os fiéis a permanecerem fiéis, mesmo nos tempos de sofrimento. No ano de 1661 este hino apareceu no Hinário de Lüneburg com certas modificações feitas por Ernst Sonnemann* (1630-1670): »Auf Christi Himmelfahrt allein..« (Na ascensão de Jesus somente...). Esta modificação permaneceu até aos hinários atuais, apesar de todas as reformas. Nesta nova versão o hino recebeu um outro acento. Agora a fé verdadeira foi ressaltada. Não se sente mais nada das inquietações e das saudades que afligiram o poeta exilado. Em nosso hinário este hino encontra-se sob HPD Nº 73: Pela ascensão de meu Senhor ao céu segui-lo espero.

No ano 1637 Josua Wegelin editou mais um outro livro, intitulado o »Hand-, Land- und Standbüchlein« (Manualzinho para País e Profissão), no qual também se encontram alguns hinos.

Após o falecimento de Wegelin os hinos destes dois livros foram reunidos numa nova coleção, intitulada »Gebete und Lieder«, (Orações e Cânticos) editada em Nuremberg no ano 1660.

Fonte: Wolfdietrich von Kloeden em BBKL Volume XIII (1998), Colunas 584-585, www.bautz.de/bbkl
 

*SONNEMANN, Ernst, (1630-1670) Autor de hinos eclesiásticos na Baixa-Saxônia, Alemanha. (www.bautz.de/bbkl )

Ernst Sonnemann was born in Ahlden (Löneburg) in 1630. As Deputy Headmaster of Schools, a position he assumed in Celle in 1658, he was the editor of the Lüneburg Hymnal in 1661, the same year that he became a pastor at the Cathedral St. Alexandri in the town of Einbeck where he died in 1670. (http://www.bach-cantatas.com/CM/Allein-Gott-in-der-Hoh.htm )
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15692
REDE DE RECURSOS
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br