Quão bondoso amigo é Cristo

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 206 – Quão bondoso amigo é Cristo

Há um ditado que diz: Um amigo verdadeiro é aquele que nos conhece muito bem, mas nos ama assim mesmo. Um bom amigo nos aceita como somos, continua ao nosso lado tanto nos bons momentos como nos maus, está pronto a nos ajudar em tempo de necessidade e tristeza. Foi porque o autor deste hino, Joseph Medlicott Scriven (1819-1889), achou um verdadeiro amigo em Jesus, que decidiu passar sua vida inteira mostrando real amizade a outros.

Foi ao ouvir da enfermidade da sua mãe em 1855, que Scriven, numa carta para ela, incluiu as comoventes palavras deste hino para o seu conforto, mensagem experimentada por ele dias após dia. Não pensou que os outros fossem ver suas palavras. O hino foi publicado anonimamente pela primeira vez em 1857, no hinário Spirit Minstel: A Collection of Hymns and Music (Trovador Espiritual: Coleção de Hinos e Melodias), de J. B. Packard. Até pouco tempo antes da morte de Scriven, ninguém sabia deste dom poético dele. Foi um vizinho, que foi ajudá-lo durante uma enfermidade, que viu a poesia, rabiscada num papel ao lado da sua cama. Lendo-a comovido, perguntou: ’foi o irmão que escreveu isto?’ ‘O SENHOR e eu a escrevemos juntos’, ele respondeu. Depois, Scriven publicou uma pequena edição dos poemas, Hymns and Other Verses (Hinos e Outros Versos), em 1869.
A mensagem de conforto de Scriven tem alcançado os corações de milhões, porque é um dos hinos mais cantados ao redor do mundo. Depois de mais de um século, continua em grande demanda.

Sankey e Bliss estavam para publicar Gospel Hymns Nº 1, (Hinos Gospel Nº 1), em 1875. Depois de completar a coleção, Sankey, lendo um panfleto de hinos , descobriu o hino de Scriven, ligado à melodia do seu amigo Charles C. Converse. Gostou muito. Achou que fosse do Príncipe dos hinistas Escoceses, Horatio Bonar. Desejoso que este hino estivesse nesse hinário, colocou-o no lugar de outro de Converse. Assim o último hino que entrou no hinário tornou-se um dos primeiros em preferência. Mais tarde, Sankey soube, dos amigos de Scriven, de quem foi este hino tão importante.


O autor da melodia é Charles Crozat Converse (1832-1918), da cidade de Erie na Pannsylvania. O dirigente de uma classe de adultos da Escola Dominical lhe entregou uma folha separata com esta linda poesia, e pediu-lhe uma melodia para poder cantá-la. Foi composta em 1868 e apareceu na sua coletânea Silver Wings (Asas Prateadas), em 1870 sob seu pseudônimo: Karl Reden. Rapidamente este hino se divulgou na América e na Inglaterra através do popular cantor Ira David Sankey. Ele cantava com sucesso nas grandes evangelizações de Dwight Moody.

A tradução para a língua alemã foi feita pelo pastor metodista Ernst Gebhard (1832-1899). Ele escutou este hino pela primeira vez em Londres, sendo cantado por David Sankey. E logo o passou para o alemão: “Welch ein Freund ist unser Jesus...”(EG da IECLB, Nº 469). A versão em português1 no nosso hinário é da autoria de Robert Hawkey Moreton (1844-1917) com pequenos aperfeiçoamentos pela Comissão do Hinário do HPD.

Fonte: Sankey, Ira D. , My Life and the Story of The Gospel Hymns, Philadelphia, PA, P. W. Zeigler Co, 1906, p. 334.

Nota: 1 Nº 386 no “Hinário Evangélico” organizado pela Confederação Evangélica do Brasil”, Rio de Janeiro, 1962
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 206. Quão bondoso amigo é Cristo
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15469
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br