Ó vinde, convidados, amados do Senhor

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 142 – “Ó vinde, convidados, amados do Senhor...”

Autor da letra (em 1819): Ernst Moritz Arndt (1769-1860)
Autor da melodia (em 1653): Johann Crüger (1598-1662)

O tema deste hino HPD nº 142 de Ernst Moritz Arndt é a Santa Ceia. O original alemão (Kommt her, ihr seid geladen, EG nº 139) contém 6 estrofes, dos quais somente 4 foram traduzidas.

O tríplice “vinde” nas 1ª até 3ª estrofes lembra o convite de Jesus em Mat.11,28: “Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados”, e da parábola da Grande Ceia, onde o dono da casa mandou seu servo para avisar aos convidados: “Vinde, porque tudo já está preparado” (Luc.14,17). Este hino expressa um dos assuntos principais na teologia de Martim Lutero: somos salvos imerecidamente, por graça, pela fé. Na Ceia podemos ter perdão, paz e nova comunhão com aquele que governa céu e terra.

Depois do tríplice convite “Vinde”, na 4ª estrofe somos enviados para anunciar, com júbilo e alegria, esta mensagem ao mundo pecador. E´ o “Ide” de Mateus 28,19. O que nós pessoalmente experimentamos na Santa Ceia, devemos contar aos outros, para que eles também participem da paz que recebemos de Jesus.
L.C.


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 142. Ó vinde, convidados
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15434
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br