Em 2008 foi criado em São Paulo um grupo de estudos de órgão que se reúne regularmente durante o semestre letivo. Esse grupo de estudos se encontra uma vez por mês em diferentes igrejas da cidade.
A cada seis meses é realizado um curso intensivo com o objetivo de colaborar na formação de organistas que estão a serviço de suas igrejas e que não encontram cursos rápidos e matérias disponíveis para estudo e orientação a respeito do uso dos instrumentos que estão em suas igrejas.
O curso também tem como objetivo dinamizar o movimento de difusão do órgão enquanto meio expressivo, potencializando assim o surgimento de músicos capacitados e explorar o desenvolver o cenário organístico brasileiro.
No início de cada curso intensivo, os organistas promovem um concerto para mostrar as suas habilidades. Esse concerto aconteceu no último dia 29 de janeiro na Igreja Martin Luther.
Na oportunidade se apresentaram os organistas Julio Amstalden, Daniel Bondaczuk, Cleonir Geandro Zimmermann e Sérgio Souza, com um repertório que agradou imensamente os presentes ao evento.
A primeira parte deste curso intensivo está sob a coordenação de Julio Amstalden. Julio é natural de Piracicaba (SP), mestre em música pela UNESP (SP), doutorado em órgão na Universidade de Alberta no Canadá e atualmente, além de diversos trabalhos, é organista na Catedral da Igreja Católica em Campinas (SP).