Celebração


ID: 2651

Advento: preparar o caminho do Senhor

Meditação

14/12/2010

João Batista é aquele a respeito de que as Escrituras Sagradas dizem: aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho. (Mateus 11.10)

Advento e Natal são tempos especiais na vida da comunidade e das pessoas. Abraços, reuniões familiares, confraternizações, cultos especiais de Natal, teatros e jograis natalinos, etc. Tudo contribuiu para criar o “ambiente natalino” para além do tom comercial. Alguns, em tom mais crítico, dizem: “que pena que esta vida, comunhão e solidariedade se manifesta somente no natal.” Outros dizem: “que bom que, pelo menos no Natal, se expressa toda esta comunhão. Ainda há motivos de esperança.” É claro que o ideal é experimentar o amor, solidariedade, ... cristãs ao longo do ano.

É o que muitas famílias e comunidades cristãs fazem: seu testemunho fiel e continuado do amor de Deus faz sempre lembrar de João Batista: “... aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho.” (Mateus 11.10). Estes, ao longo do ano, assinalam a presença de Deus por palavras e gestos. O Natal é a coroação de todo testemunho. Isto, em hipótese nenhuma, desmerece aqueles que ‘organizam a casa às vésperas da chegada da visita’. A mobilização de última hora é importante também.

Importa considerar, porém, a tarefa de preparar o caminho. Não ser o caminho, mas estar no caminho que será caminhado por Cristo. Preparar significa ir na frente. Sinalizar a direção. Remover obstáculos. Criar condições para a caminhada ser feita da forma mais segura possível. Mas o objetivo principal não é o preparo da festa, mas a festa em si. Por isso quem assume a tarefa de preparar o caminho sempre sinaliza para quem vem depois: O Cristo. O motivo principal da festa de Natal. Ora, ajudar a preparar uma festa, ser co-autor, é mais significativo do que simplesmente “curtir” a festa.

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...” (Alceu Valença) diz a canção. Que Deus te conceda a graça de ser ponte amorosa na família, na comunidade, na sociedade e onde for necessário. Encurta distâncias, remova obstáculos e prepare o caminho para a vinda do Salvador. Anime-se. Esforce-se. Permita e faça ecoar os sinais da vinda de Deus. A recompensa vem na forma de uma humilde criança, chamada de Salvador.

P. Marcos J.Ebeling - Pastor da IECLB em Campinhas/SP


Autor(a): Marcos Ebeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7443

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br