Celebração


ID: 2651

ADVENTO - O que vem antes de Cristo vir?

Meditação

20/11/2009

“Querido Senhor Deus!

As pessoas estão dizendo que o Senhor é como um rei. Só que quando vem uma pessoa muito importante e passa em nossa rua, ela com certeza não sabe onde eu moro. Mas eu acredito que Tu sabes onde eu moro. Tu não tens uma coroa sobre a cabeça, e por isso tu conheces todas as pessoas perfeitamente. Até a manchinha preta que tenho em minha perna esquerda. Quer apostar? E quando esqueço de lavar minhas mãos, Tu também o sabes. É assim que Tu olhas para todas as pessoas. Um rei nunca olharia com tanta atenção para todas as pessoas. Um rei não se dá esse trabalho. Só Tu fazes tanto sacrifício e trabalho por amor a mim... Tu não tens coroa e vês como os outros não vêem...” Anna

Um rei que vem e VÊ as pessoas, esta é a boa notícia do Evangelho de Marcos conforme lemos no capítulo 1, versículos 1 a 8. O texto nos fala daquilo que acontece antes do Rei chegar, passar, habitar entre homens, mulheres e crianças. O caminho está sendo aberto para que o Rei passe e olhe bem no olho de todas as pessoas que buscam Sua proximidade. Como isso acontece?

1. É cumprimento de promessa. O profeta Isaías foi certamente aquele que mais insistiu para que o povo aguardasse a salvação no prometido Messias. Este Rei não é um oportunista, mas um enviado e tão aguardado que mesmo os mágicos do oriente quiseram saber de quem se tratava. Assim, Jesus é o Evangelho em pessoa. É a boa notícia que nunca mais será esquecida. João Batista concretiza esta promessa, indicando para o prometido.

2. Uma voz se faz ouvir. João não é o verbo, mas é a voz. Sua voz ecoa preparando as pessoas para que ouçam o verba da salvação e da reconciliação com Deus. “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.” (2Co 5.18ss) A voz que anuncia esta notícia promove um erguer dos olhos para olhar o Rei com esperança de ser reconhecido e agraciado.

3. Um excêntrico mostra o caminho. João certamente não era encarado como uma figura normal. Tinha hábitos estranhos. Louco? Não, é pessoa extremamente simples! Ele era popular! Era alguém que não seria notado pelos olhos reais se o rei não fosse especial. Ele, com sua aparência, era a encarnação do arrependimento e do desprendimento. Vestia-se como um nômade, sem abrigo, sem casa, sem família. Alimentava-se com aquilo que se encontra em regiões desérticas. Nada de banquetes. Vivia no deserto. Acreditava-se na época que era lá que moravam os demônios. Além de ser considerado excêntrico, João, o batizador, era também um indigno. Ao contrário das obrigações dos escravos, nem as sandálias deste rei o “preparador do caminho” era digno de tocar.

4. A mensagem antes da vinda de Jesus. Foram duas as mensagens deste indigno excêntrico: preparar o caminho e o perdão dos pecados. Quando se completa o tempo, há uma chamada para a mudança de atitude, de postura pessoal e social. Com a proximidade de Jesus os valores são repensados e novas formas de viver a vida são encaradas. Esta mudança não pode acontecer se, efetivamente, não houver espaço para o arrependimento, a reconciliação, para o perdão, para o recomeço.

5. A repercussão do anúncio do Advento. As pessoas que habitam a cidade por onde passa o rei – o rei sem coroa e que enxerga as pessoas – são de tal forma impactadas com a notícia, que passam a viver uma experiência completamente nova. Não é o batismo exterior que as segue e transforma – o batismo joanino era um sinal exterior de compomisso – mas é um batismo que atinge o cerne, o espírito da pessoa, sua essência. O Rei que vem, que enxerga, que sabe o nome de cada pessoa e a necessidade de cada pessoa, chega e a transforma de dentro para fora. Este é o batismo no Espírito.

Isso acontece tudo antes do Advento.
Tempo de preparação e compromisso.
Como nós temos aguardado aquele que vem, que voltará e levará Sua Igreja para sempre?

Desejamos um bom tempo de Advento a você.
Pastor Rolf Rieck
Par. São Mateus - Joinville - SC
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br