Celebração


ID: 2651

Advento é alegria

Meditação

19/12/2007


“Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. (Filipenses 4.4,5)

Época de Advento e Natal: época de grande expectativa (para as crianças). Época de grande correria (para os adultos). Esperança e preocupação com presentes são sentimentos que se revezam.

Festejamos o 4º Domingo de Advento, este ano dois dias antes do Natal.
Cada um de nós em sua situação de vida, com as suas preocupações, desejos e esperanças. Cada um na sua expectativa de viver. E a Palavra de Deus que nos é dita hoje nos atinge em cheio.

Todos somos chamados, desafiados, alertados, encorajados com o imperativo do Apóstolo: ”Alegrai-vos.” Estejam alegres! E mais ainda: Alegrai-vos sempre!
Será que isto é possível? Não existem momentos em nossa vida onde estamos numa situação que não inspira alegria? Onde estamos tristes e preocupados?
Isto certamente não vale somente para um filho, que perdeu a mãe, ou para um aluno que não passou de ano. Muitas vezes estamos tristes, porque a vida não é assim como a desejamos. Mesmo assim vale para nós a afirmação: ”Alegrai-vos sempre”! Isto porque este imperativo tem um acréscimo importante: ”Alegrai-vos sempre no Senhor”! Alegrai-vos, sabendo que Deus está convosco. A certeza desta presença de Deus em nossa vida influenciará o nosso comportamento: no relacionamento com os outros e na relação com Deus.

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens.” Nada de especial, nada de exagerado. Guardar as justas proporções naquilo que fazemos. Ter uma atitude prudente. Comportar-se humanamente com todos: com cada um na sua situação específica.

A preocupação do Apóstolo tem dois aspectos, como indicam os versículos seguintes.

Confiando em Deus podemos deixar de lado a nossa ansiedade e nos dirigir a Deus em oração, pedindo e agradecendo.
Realmente! Quem não pede por auxílio, tem que fazer tudo sozinho.
Quem não tem motivo para agradecer, não recebeu nada e é uma pobre criatura.
A oração nos revela a riqueza da nossa vida com Deus.
Quem conta com Deus em sua vida, tem mais segurança em relação ao futuro. Sabe que é Deus quem lhe garante este futuro e que este não depende de suas próprias forças.
Quem conta com Deus em sua vida, se sente protegido frente a todos os perigos que enfrenta.
Quem conta com Deus em sua vida (e somente ele) terá paz.
Quem conta com Deus em sua vida, se sente guardado mesmo frente à morte: seja de um ente querido ou da própria morte.

“Perto está o Senhor”! Deus está mais perto de nós do que podemos imaginar.

Perto com a sua proteção e a sua paz, como diz o Apóstolo (no versículo 7)!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”
 
P. em. Martin Hiltel
Monte Mor/SP


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br