Celebração


ID: 2651

Advento chegou...e agora?

03/12/2020

ADVENTO CHEGOU… E AGORA?


Estamos no tempo mais bonito do ano. Nossas casas estão enfeitadas, pinheiros e presépios são montados em nossas igrejas, praças e avenidas se iluminam… Enfim, temos algo diferente no ar e diante de nossos olhos.

Nesse tempo de Advento, onde já iniciamos o ano vindouro de forma antecipada, temos, não apenas novas perspectivas e expectativas com relação a esse ano, mas principalmente com os dias de nossa vida. Se esse ano nos foi pesado, difícil, demorado e cheio de notícias ruins, aguardamos para que, com esse tempo de espera e vigia, venha um ano que nos seja mais proveitoso, leve, alegre e jubiloso.

Por mais que tenhamos vivido um ano totalmente atípico e diferente, e sabendo que 2020 certamente ficará em nossa história como um ano de mudança pessoal, familiar, comunitária, e até mesmo social, não perdemos nossa tradição de acender a luz da esperança com nossos piscas nas sacadas e nossas velas na coroa de Advento.

Sabemos que não foi pelas nossas próprias forças que pudemos ter passado por aquilo que passamos, mas que o Senhor nos trouxe até onde estamos (1 Sm 7.12), e por meio da sua presença entre nós (Mt 28.20b), celebraremos mais uma vez esse espera preciosa e tão significativa.

Por mais que tenhamos a perspectiva de que as celebrações serão diferentes, reduzidas, com a presença de protocolos e recomendações, mantemos a intenção de seguir com nossa ceia de Natal, à espera do menino Jesus que será lembrado novamente entre nós.

Talvez esse tempo de Advento “diferenciado” nos seja permitido por Deus para que sigamos aprendendo a depender mais Dele, a cultivar a nossa fé com mais intensidade e para que tenhamos ainda mais sede e fome de nosso Senhor (Jo 4.14, 6.41, 48). E ainda mais para que nós, seus filhos e filhas, sejamos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16), permanecendo firmes na fé e no testemunho do Evangelho nesse mundo (Fp 1.27-30), aguardando até que Ele venha nos levar ao seu Reino preparado a nós (Jo 14.1-3).

Por mais que não saibamos o que está a nossa frente, nem quanto tempo durará essa pandemia com seus percalços, temores e desafios, somos chamados a deixar diante Deus nossos fardos, nossa ansiedade e dúvidas, para que Ele nos cuide mais uma vez (Mt 11.28-30, 1 Pe 5.7).

A presença do presépio, da coroa de Advento, do pinheirinho, dos pisca-piscas e dos demais enfeites de Natal, nos lembram que a nossa esperança permanece em Cristo, Naquele que foi, é e sempre será presente em nossos dias, mesmo que as circunstâncias e acontecimentos nos intimidem e encolham. Estamos bem cuidados, e assim o seremos mais uma vez, para que possamos nos alegrar com a chegada do menino Jesus em júbilo e alegria.
Que o Senhor te abençoe e esteja junto a ti nessa espera e vigia. Amém!

Pastor Adelar Ragazzon Appelt – Iporã do Oeste.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br