Entre 31 de março e 02 de abril, a Comissão do Hinário está reunida em São Leopoldo, na Casa Matriz de Diaconisas, para sua 18ª. Reunião. De um universo de mais de 3.000 cantos e hinos consultados, foi criado um catálogo de 993 hinos. Destes, até o momento 649 foram selecionados para compor o novo hinário.
A ênfase agora está na confecção das partituras e nas diferentes revisões que precisam ser feitas. A revisão ocorrerá em quatro grandes blocos: música, texto, dados e editorial. Quanto à música, são revisados a melodia (altura), a harmonia (inclusive cifragem) e o ritmo (duração), bem como a grafia musical. A revisão do texto envolve revisão teológica, gramatical, de versões e traduções. A revisão de dados compreende checagem da autoria, datas e dados biográficos dos compositores e letristas. A revisão editorial envolve a elaboração de índices (alfabético, temático e bíblico). Outros aspectos que dizem respeito à apresentação do livro estão sendo tratados, como a opção por não utilizar numeração de páginas, mas apenas dos cantos.
O trabalho da comissão está sendo realizado com apoio de um aplicativo (Trello), além do banco de dados criado especialmente para essa finalidade, sob orientação dos editores, coordenados por Marcell Steuernagel (também integrante da comissão).
Além disso, alguns temas ficaram no esquecimento na elaboração de hinários anteriores, e falta repertório, motivo pelo qual a Comissão está terminando de fechar o repertório para algumas seções, como Confirmação, Tríduo Pascal e Ascensão.
A Comissão também trabalhou questões referentes ao formato do livro.
Veja um modelo descritivo de uma página do novo hinário!
Dra. Soraya Eberle
Secretária da Comissão
Coord. Música da IECLB