PALAVRA DO PASTOR
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
(Romanos 15.4)
Paciência e coragem, quem não deseja tê-las em meio às correrias e violência que vivemos? Como as Escrituras ensinam a encontrá-las? No versículo seguinte o apóstolo Paulo diz: “Que Deus, que é quem dá a paciência e a coragem, ajude vocês a ter o mesmo modo de sentir de uns para com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus” (Rm 15.5).
Paciência e coragem são presentes do nosso Deus que se revela em Jesus Cristo. Ao ouvir a sua palavra, nos fortalecemos nestas duas virtudes tão fundamentais e cada vez mais raras na relação humana de nossos dias. Pois a cada dia que passa as pessoas são menos pacientes para ouvir a dor, a aflição e a angústia do outro. Têm menos coragem para denunciar e dizer não ao que fere, violenta e mata a vida e a criação a nossa volta.
Alimentando-nos nas Escrituras, Deus nos ensina e abençoa com a paciência e coragem que revelou por intermédio do seu Filho Jesus Cristo. Ele é o nosso exemplo e fundamento. Sobre Ele repousa a base da nossa fé. Uma fé que nos ensina a paciência que sabe ouvir e ajudar os fracos na fé. Uma fé que sabe ouvir os doentes, famintos, desprezados e marginalizados. Uma fé que tem a coragem de denunciar as cruzes que violentam e matam a vida e a criação. Uma fé que tem a coragem de renegar os interesses próprios para por em prática a compaixão e a misericórdia de Deus.
Senhor, obrigado por nos revelares na Escritura o amor do teu Filho. É a fé em Cristo Jesus que nos ensina a ter esperança, paciência e coragem diante dos desafios da vida. Amém.
Pr. Ernani