Tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
(Romanos 15.4)
Nem tudo na vida são rosas. Também há espinhos. Nem tudo transcorre conforme nossos desejos. Há situações que nos afligem, angustiam, revoltam, abatem e até nos tiram a vontade de viver. Podem ser desentendimentos familiares, problemas de saúde, dificuldades no trabalho, desemprego, dívidas, dependência química... Que mensagem você escreveria para uma pessoa que se encontra nessa situação? Nessas horas sempre se busca comunicar palavras motivadoras, encorajadoras e esperançosas. Palavras que expressam amor e cuidado.
É isso que o apóstolo Paulo faz ao escrever a carta aos Romanos. Ele procura motivar as pessoas da comunidade de Roma, diante dos desentendimentos na fé, a perseverar. Como ele faz isso? Se valendo do ensino da Sagrada Escritura. Como ele diz em Romanos 15.5: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus”. Pela Escritura Deus nos ensina o que nos dá esperança, paciência e coragem: Jesus Cristo. O que Cristo fazia quando estava numa situação difícil? Ele orava ao Pai para que lhe desse discernimento, para que lhe desse força e coragem para enfrentar os cálices amargos da vida.
Jesus Cristo é o Filho de Deus que vem ao mundo para nos abraçar em nossas fragilidades, que vem nos dar a sua esperança, paciência e coragem para não desistir diante dos conflitos e angústias da vida. O apóstolo Paulo perseverou diante de todas as dificuldades na edificação das primeiras comunidades cristãs, pois manteve o seu olhar fixo em Cristo Jesus. Cristo era o seu fundamento para perseverar, manter a paciência e a coragem.
Desejo que no dia a dia, diante dos desentendimentos, dos conflitos, das perseguições, das angústias, das aflições, das dificuldades, também possas encontrar o tempo para buscar na Palavra de Deus, em Cristo Jesus, a esperança, a paciência e a coragem para vencer os desafios da vida. Em Cristo os espinhos dão lugar ao brilho das rosas. Amém.
Pr. Ernani