Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR - SETEMBRO DE 2022

30/08/2022

Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e felicidade.
(Jeremias 15.16)

Palavras tem o poder de exprimir amor, alegria, respeito, admiração, generosidade, perdão, compaixão, mas também inveja, ódio, sarcasmo, ressentimento e assim por diante. Palavras podem encher nosso coração de alegria e felicidade ou revolta e decepção. Palavras ditas com carga de mágoa e ressentimento estragam qualquer relacionamento. Talvez você já tenha dito ou ouvido: “Nunca vou me esquecer daquilo que você me disse”.

Somos infelizmente moldados por palavras que enchem o coração de alegria e por palavras que causam dor e decepção. Porém, podemos escolher deixar pulsar em nossos corações palavras que enchem a vida de esperança e alegria ou decepção e frustração. Como? Fazendo como Jeremias. Jeremias não se achava em condições de proclamar a palavra do Senhor. Mas depois de ouvir do Senhor: “Não tenha medo de ninguém, porque eu estou com você” (Jeremias 1.8), ele encontrou na palavra do Senhor sua alegria e felicidade, sua motivação e inspiração para seguir a sua vocação.

Nós também somos diariamente bombardeados por palavras. Muitas nos motivam, mas outras  também nos levam ao fundo do poço. Que nessas horas possamos nos lembrar que na Palavra do Senhor está nossa alegria e inspiração. Assim como para Jeremias, ele também nos diz por intermédio de Jesus Cristo no nosso Batismo: “Tu és o meu filho, a minha filha, que me dá muita alegria” (Cf. Marcos 1.11). É a Palavra do Senhor que faz o nosso coração pulsar de alegria e felicidade e que nos inspira a dizer não a todas as palavras que espalham ódio e inimizade. É a palavra do Senhor, como para Jeremias, que não nos deixa desistir de nossa vocação, que é espalhar a sua justiça, a sua misericórdia, a sua compaixão e o seu consolo. É a Palavra do Senhor que nos lembra em meio as desilusões, frustrações e decepções da vida: “Não tema, porque eu estou com você, não fique com medo, porque eu sou o seu Deus.

Eu lhes dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça” (Isaías 41.10). Amém.

Pastor Ernani Röpke 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67930

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br