PALAVRA DO PASTOR
Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. (Hebreus 4.1)
Descanso. Quem não deseja isso nos dias de hoje? Corremos o tempo todo para dar conta dos desafios da vida. A revolução tecnológica nos trouxe coisas fantásticas. A comunicação é instantânea. Informações e imagens são repassadas num toque. Com um pequeno toque o mundo está dentro de nossas casas e nós dentro do mundo. Tudo parece maravilhoso, fantástico e inspirador. Porém, tudo isso também tem suas consequências. Necessitamos de uma atualização constante. Cursos de formação são exigidos o tempo todo. Trabalhos não se restringem mais ao local do emprego, mas também invadem nossas casas e momentos de descanso. Com isso, aumenta o número de pessoas que estão esgotadas e estressadas. Aumenta o número de pessoas ansiosas e com insônia, pois não conseguem desligar. Aumenta o número de pessoas com depressão. Por mais que pessoas se encontrem no limiar de suas forças, as justificativas para não parar são muitas.
Como encontrar o equilíbrio entre trabalho e descanso? Como encontrar o descanso que Deus nos oferece? O fundamental é entender que a promessa do descanso é mais do que um equilíbrio entre trabalho e descanso. O descanso, como promessa de Deus, não é simplesmente um relax, um não fazer nada. Ele também é algo bem mais abrangente do que um ócio criativo. O descanso, como promessa de Deus, tem, inicialmente, um olhar retrospectivo. Descansar é olhar para o trabalho realizado e se perguntar: O meu trabalho edificou ou destruiu? Deus, por exemplo, descansou quando concluiu a criação (Gn 2.2). E por que Deus descansou? Porque viu que tudo que havia feito era muito bom (Gn 1.31). O verdadeiro descanso acontece quando percebemos que o trabalho realizado cuidou e edificou a vida a minha volta. Que o meu trabalho cuidou bem da criação que nos foi confiada por Deus. Não há como descansar em paz se nossas atitudes feriram, magoaram, trapacearam, corromperam e violentaram a vida na semana.
O descanso, como promessa de Deus, também nos chama a exercitar diariamente a confiança. Não há como descansar quando achamos que tudo depende de nós. As “pré-ocupações” não permitem descansar. Não permitem vivenciar o hoje. É importante fazer planos, mas quem dirige os nossos passos é Deus (Cf. Provérbios 16.9). Nos planos da vida é preciso confiar que Jesus está conosco no barco quando tempestades ameaçam (Cf. Marcos 4.35 – 41). O descanso verdadeiro só acontece na comunhão com Deus e na confiança em suas promessas. O verdadeiro descanso de Deus acontece em Jesus. Pois em Jesus não acontece um simples equilíbrio entre trabalho e descanso. Em Jesus, na comunhão com ele, no ouvir da sua palavra, encontramos descanso, pois ele é que nos liberta com a sua graça das culpas e pecados que não permitem descansar. Ele, com a sua graça, é que nos liberta da ansiedade, da angústia, dos sofrimentos e das aflições que não nos deixam descansar. É por isso que Jesus diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28).
Venha ao culto e deixe Jesus te abençoar com o verdadeiro descanso!
Pr. Ernani