PALAVRA DO PASTOR
Tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
(Romanos 15.4)
A palavra do apóstolo Paulo nos traz um maravilhoso ensinamento. Paulo se dirige aos Romanos com o intuito de ajudá-los a trabalhar os seus conflitos. Segundo ele, “tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar” e não para condenar o outro. O que a Sagrada Escritura, a palavra do Senhor, quer ensinar é a “esperança por meio da paciência”. O que a Escritura quer despertar é a fé em Cristo que nos dá a coragem e a paciência de dialogarmos e lapidarmos nossas diferenças uns com os outros. A Palavra do Senhor não quer incitar o ódio, mas o diálogo com o outro e a outra.
Justamente nos momentos difíceis da vida, como a crise em nosso país, a Palavra do Senhor nos quer ajudar a encontrar diálogo, respeito e consideração pelo outro. A Palavra do Senhor quer nos ajudar a construir propostas e caminhos que dignificam a vida e propagam a justiça, a misericórida e a compaixão. Por isso, é tão importante a comunhão em torno da Palavra do Senhor. É na comunhão em torno da Palavra do Senhor que a fé e a esperança se firmam em nossos corações e mentes. É na comunhão em torno da Palavra do Senhor que a vivência e a interação com o outro e a outra acontecem. E é nesta interação que aprendemos a ver além do nosso próprio horizonte.
Porém, para que eu não me torne uma pessoa fundamentalista e legalista, que extrai da Escritura somente o que me interessa e justifica minhas próprias opiniões, é importante frisar que a Escritura tem um centro. E qual é este centro? O centro da Escritura é Jesus Cristo, o filho de Deus.
E o que a Escritura nos ensina por intermédio de Jesus Cristo? O que a Escritura ensina e revela é que Cristo Jesus trouxe a Paz de Deus ao mundo e não a discórdia, a intolerância, a incitação ao ódio e a violência. Pela Escritura Deus nos chama em Cristo a olhar para além do nosso horizonte. Ele nos convida a olhar para a cruz, para o Ressurreto. Ele nos convida a preencher nossas mãos, nossos corações, nossas mentes com o amor, a paz, o perdão, a justiça e a misericórdia de Jesus Cristo. Como diz Paulo: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!” (Rm 15.5). Amém.