Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

PALAVRA DO PASTOR - Novembro de 2018

01/11/2018

PALAVRA DO PASTOR

O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!
(2 Timóteo 4.18)
Na vida somos diariamente confrontados com perigos. O mal sempre está a espreita. E ele parece agir de maneira mais incisiva e cruel quando os seus interesses são ameaçados. Por isso, pessoas que no dia a dia procuram agir com justiça, retidão e honestidade, que criticam e condenam ações que violentam e limitam a vida, sempre são mais vulneráveis as ações do mal. A nossa volta há muitas pessoas que foram violentadas e executadas por testemunhar a justiça, a paz e o amor. Jesus Cristo é o exemplo maior. Como Filho de Deus, por amar incondicionalmente, é crucificado e morto na cruz.

Como encontrar força para não se acomodar, para não resignar diante das forças do mal? O apóstolo Paulo diante deste dilema diz: “O Senhor me livrará de todo mal...”. Sim, em Cristo Jesus Deus vence o mal na cruz. As forças do mal não têm a última palavra, mas a vida, à ressurreição. É isso que faz o apóstolo Paulo não resignar e nem esmorecer. O apóstolo Paulo não se deixou intimidar pelas forças malignas contrárias ao Evangelho de Cristo, pois confiou sua vida e missão nas mãos de Deus. Conselho que ele repassa nesta carta ao seu colega Timóteo para que não desista de testemunhar o Evangelho. É nas palavras de Paulo que o nosso reformador Martim Lutero também encontra a força para não esmorecer e resignar diante das forças malignas de seu tempo. Ao descobrir que somos “justificados por graça e fé” Lutero não mede próprias opiniões, é importante frisar que a esforços para dizer não a tudo que corrompe a igreja e sociedade de sua época. 

Nos dias de hoje também vemos a nossa volta muita maldade, muita violência, muita corrupção, muitas fake news e a exploração da fé. O que fazemos? Na maioria das vezes calamos. Temos medo. O que fazer? Resignar? Se fechar? Deixar o mal dominar? O Apóstolo Paulo diz em Timóteo 4.17: “Mas o Senhor ficou comigo, me deu forças para que eu pudesse anunciar a mensagem completa a todos...” Também Lutero diz no hino Castelo Forte: “Se inúmeros demônios vêm, querendo exterminar-nos: Sem medo estamos, pois não têm poder de superar-nos. Pois o rei do mal, de força infernal, não dominará; já condenado está por uma só palavra.” Cristo é a nossa força para dizer não a tudo que violenta e fere a vida. Nele está a salvação que nos livra do mal, que nos leva em segurança ao reino Celestial. Nele está a força para vencer o medo que deixa a intolerância, as corrupções e as maldades dominar a nossa volta.

Obrigado, Senhor, pois é graças ao teu Filho Jesus Cristo que não resignamos diante do mal. Na cruz ele nos liberta do mal para que o seu amor prevaleça em nossos corações e mentes, em nossos gestos e atos. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 49736

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br