PALAVRA DO PASTOR
“ Tu, Senhor, me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.”
(Salmo 139.5)
O Natal nos lembro mais uma vez que a misericordiosa e amorosa mão de Deus está sobre nós. Em Jesus Cristo ele estende a sua mão sobre nós. Apesar de todos os percalços em 2020 com a pandemia, a mão de Deus nos sutentou, amparou e nos abençoou com muita criatividade, solidariedade e consolo. Muitos querem esquecer 2020, mas ele nos trouxe muitos ensinamentos e um olhar diferente para a vida. Nos revelou o quanto a vida é transitória e que não a temos em nossas mãos. Nos revelou a importância de olhar para o ser e não o ter. Nos revelou que o ser humano só tem vida se cuidar da criação recebida das divinas mãos. A história da criação nos lembra que Deus tudo cria primeiramente para depois dar o fôlego da vida ao ser humano.
O que esperar de 2021? Na noite de réveillon os desejos costumeiros são saúde, paz, amor, alegria, felicidade, prosperidade... Esse ano talvez um desejo no coração de muitos é ter logo a vacina ou um medicamento que nos livre do Coranavirus. Por mais que desejamos, sabemos que 2021 não irá iniciar com boas perspectivas. Será um começo ainda com muitas inquietações no tocante a Covid-19. O que fazer para também não se deixar contaminar pelas inquietações, medos, ansiedades, dúvidas e preocupações?
O Salmista nos lembra que a mão do Senhor nos cerca. Maravilhoso ouvir isso! A mão do Senhor está sobre nós não para amedrontar, enganar, manipular, mas para nos abençoar. Ele veio no Natal para nos abençoar com a fé, a paz, a esperança, o amor, a compaixão e o perdão do seu Filho Jesus Cristo.
Confiando nessa promessa, que a mão protetora de Deus em Jesus Cristo estará sobre nós em cada dia de 2021, não precisaremos temer o amanhã, nem o Coranavirus e tantos outros males que nos rodeiam. Sob esta mão protetora de Deus buscaremos o cuidado com a criação e a vida. Sob esta mão protetora do Cristo nos colocaremos ao lado dos injustiçados, fragilizados, necessitados e violentados. Sob esta mão protetora do Espírito Santo seremos ponte de orientação e consolo aos tantos que choram pela perda de entes queridos, sofrimentos e dores.
O ano de 2021 será bem aventurado se confiarmos, seja nos momentos alegres ou difíceis, na palavra do Salmista que diz: “Tu, Senhor, me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.” Amém..
P. Ernani.