Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
(João 8.12)
Para os seres humanos a luz é fundamental. Não nos sentimos bem na escuridão. A escuridão causa medo, insegurança e aflição. Quando entramos num compartimento escuro é difícil não ter medo. A escuridão geralmente nos paralisa e impede de nos movimentarmos em segurança e confiança. Não é por nada não que pessoas que mergulham na depressão e solidão escolhem a escuridão.
Porém, ao ligar ou acender uma luz, o medo desaparece e nossos passos encontram firmeza. A luz ilumina a vida e traz confiança e segurança. Por isso, vendo a insegurança humana diante das escuridões da vida, Deus se fez a luz do mundo em Cristo Jesus. Como diz no evangelho de João: 1.4 – 5: “A palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la”. Por intermédio de Cristo Jesus temos a vitória da luz sobre a escuridão, da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado.
A nossa luz é Cristo. É Ele que ilumina a nossa vida, erradicando o medo e a insegurança e acrescentando sentido e valor a ela. Ao reconhecermos e aceitarmos Jesus como a Luz do mundo, também nos tornamos luz. Assim como a lua reflete a luz do sol também nós devemos refletir a Luz de Cristo, o nosso Sol. O mundo precisa que sejamos o reflexo da Luz, que é Cristo. O mundo necessita que sejamos reflexo das palavras e ações de Cristo. O mundo necessita que acendemos a luz de Cristo nos corações das pessoas. O mundo, para vencer suas escuridões, necessita que coloquemos em prática o que diz um hino de nossa igreja: “Ó povo de Cristo na terra: Não escondas a luz do Senhor! Em todo o teu ser transpareça o bendito sinal do amor!” (LCI: 582.7).
Pr. Ernani