“O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus Conosco.”
(Mateus 1.23)
O nosso versículo faz parte do drama vivido por José. Tudo estava certo para o casamento com Maria. O contrato estava firmado. Tudo caminhava para um final feliz. Porém, repentinamente tudo mudou. Maria engravidou sem haver relação sexual! Como entender isso? E agora José? Segundo as leis e costumes da época José para deixar Maria teria que fazer uma acusação pública para repudiá-la. A saída para não fazer isso, como diz no texto, foi deixá-la secretamente.
Quantas vezes na vida também não nos encontramos em situações que parecem sem saída como a de José? Situações que nos fazem entrar em parafuso? Situações que nos levam a uma grande crise existencial! Situações que nos levam ao desespero e pânico! Situações em que desejamos largar tudo e fugir!
Onde encontrar refúgio nas horas em que as nossas estruturas e nossa visão de mundo são abaladas? O versículo diz que Deus não abandona nestas horas. No caso de José, Deus usa o sonho para se revelar. Em sonho aparece um anjo a José. Em sonho, por intermédio de um anjo, Deus revela a sua vontade a José.
Deus revela um caminho a ele em seu desespero.A nós Deus se revela na Criança na Manjedoura. O seu nome, Emanuel, resume tudo: Deus conosco. Natal é Emanuel, o Deus conosco. Em Jesus Cristo Deus se torna humano para caminhar junto conosco, nas tensões, nas crises, nas dores, nos sofrimentos, nas angústias, mas também nas alegrias, nas conquistas e na esperança.
Natal, Emanuel, o Deus conosco, é nossa fonte de esperança, fé e amor para a construção de relações que sabem dialogar diante das crises da vida, que sabem exercitar mutuamente o perdão, que sabem trabalhar as injustiças, falhas e erros da vida.
Natal, Emanuel, o Deus conosco, é que nos ensina a caminhar juntos, dialogar e interagir com as demandas da nossa comunidade e sociedade. O Emanuel, o Deus conosco, nos ensina a lapidar as relações com paciência, diálogo e persistência.
Celebrar o Natal significa: Deus caminha conosco em Cristo com o amor que perdoa, salva e cuida. Inspirados na sua presença amorosa e salvadora, revelados na sua Palavra, queremos seguir e tornar nossos os seus gestos, isto é, cuidar bem uns dos outros e entoar juntos: “Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!” Amém!
Pr. Ernani