Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?

02/01/2015

A IECLB escolheu para 2015 o Tema: Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar, iluminando-o com o Lema: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17)
“Olhando mais de perto o Lema de 2015, podemos identificar alguns componentes essenciais para a Igreja da Palavra.
1. Antes de perguntar aos dois caminhantes sobre o que conversavam, Jesus se aproximou deles (v. 15). A comunicação inicia antes da pergunta. Inicia no momento em que Jesus se aproxima e caminha com eles, escutando o que dizem. A boa comunicação pressupõe esse passo inicial: aproximar-se, escutar, perceber, sintonizar, interessar-se, conhecer o assunto. Quem não observa esta dimensão, termina comunicando-se apenas consigo próprio. Esse ingrediente inicial da comunicação requer colocar-se ao lado da pessoa ou da comunidade a quem a mensagem é dirigida.
2. Jesus inicia a sua comunicação com uma pergunta. Dessa forma, ele abre espaço para que os seus interlocutores sejam os primeiros a se expressar, a falar sobre o que os move e comove, a expor a sua visão das coisas. Jesus não chega com o discurso pronto, embora tenha bem claro para si a mensagem que quer transmitir. Ele ouve pacientemente as impressões das duas pessoas sobre os últimos acontecimentos. A boa comunicação requer um ouvido paciente e uma percepção acurada para compreender o ponto de vista do outro.
3. Com a pergunta dirigida aos dois caminhantes, Jesus demonstra seriedade. Um importante pressuposto da comunicação é que o interlocutor perceba: quem está falando comigo me leva a sério, ouve e escuta os MEUS problemas, as MINHAS preocupações. Essa atitude de abertura para o outro é pressuposto para que este também se disponha a ouvir o que – depois – nós temos a dizer. 4. As duas pessoas deixam transparecer para Jesus a sua tristeza e a sua incompreensão com relação aos relatos sobre o túmulo vazio. Depois de entender a razão da sua aflição, Jesus se manifesta. A sua mensagem fundamenta-se na Palavra de Deus (v. 25-27), ao recorrer aos profetas e à Escritura. A boa comunicação vai ao encontro das pessoas, filtra informações e dados, confere sentido a informações, antes, dispersas, mostra tendências, alerta para engodos e, acima de tudo, apresenta conteúdos qualificados.
5. Ao fazer “como quem ia para mais longe”, Jesus não impõe a sua presença nem as suas palavras. Ele “caminha com”, “fica junto de”... pelo caminho. Com esse reconhecimento, dá-se o convite para que fique. A boa comunicação é aquela que edifica, em que se assume que se é responsável por aquilo que se transmite e que se tem compromisso em manter atualizadas as informações.
6. Com o convite, Jesus participa da refeição. Ali, ao partir o pão, revela-se às duas pessoas. Essa verdade surge a partir de uma prática: a partilha do pão. No partir do pão, Jesus Cristo comunica e se comunica de forma plena, palpável, profunda. É Palavra encarnada. A palavra dita, pronunciada, nem sempre é suficiente para abrir os olhos. Vinculada a ritos, gestos, atos e símbolos, torna-se compreensível em sua plenitude. É Palavra celebrada na liturgia. É rito que facilita o reconhecimento da comunicação que Deus estabelece conosco e da nossa intenção de responder a este diálogo.
7. Ao repartir o pão na refeição, Jesus une o seu discurso à prática. A boa comunicação requer coerência entre discurso e vivência. Pessoas, comunidades e Igrejas que são coerentes têm maiores chances de conseguir que a mensagem seja acolhida. Esse é o seu compromisso perante o Evangelho.
8. As duas pessoas reconheceram Jesus, deram-se conta de que algo na comunicação de Jesus já mexia com elas pelo caminho. Essa revelação é tão intensa que elas se levantam imediatamente e voltam para Jerusalém com a mensagem de que Jesus está vivo. O que as leva a se mobilizar é a ótima notícia que carregam. Como Igreja, temos conteúdo de excelente qualidade. Não podemos guardá-lo somente para nós. Temos necessidade de sair para repartir essa informação tão valiosa com o mundo inteiro.” (Texto Extraído do Portal Luteranos: www.luteranos.com.br)
Senhor, obrigado por caminhares ao nosso lado com o teu amor. O ano de 2015 começa abençoado pela certeza de que Tu, Senhor, caminhas ao nosso lado. Ajuda-nos a ser Igreja que caminha e comunica com amor a tua mensagem em 2015. Amém.


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31369

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br