Paróquia Cantareira - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Comendador Quirino Teixeira , 212 - Tremembé
CEP 02348-060 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 2247-9248
p.luteranacantareira@terra.com.br
ID: 361

E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. (Gn 1.31a)

05/04/2013

E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom.
(Gn 1.31a)

No dia 01 de maio celebra-se o dia Trabalho. Este dia é fruto de uma luta por melhores condições de trabalho, pela redução da jornada de trabalho e por salários justos. Várias pessoas perderam suas vidas ao longo da história na luta pelo trabalho digno e justo. O dia 01 de maio lembra as perdas, mas também sempre de novo nos chama à seguinte reflexão: O que é um trabalho digno e justo?

Na Bíblia, no livro de Gênesis, a ação criadora de Deus é marcada por satisfação e realização. Nos primeiros cinco dias, ao final de cada dia, o Senhor dizia: “E Deus viu que o que havia feito era bom”(Gênesis 1.10, 12, 18, 25). Já no último dia, no sexto dia da criação, a afirmação final é: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom”. Há esta satisfação e realização em sua vida após cada dia trabalhado? Você está radiante ao final de um dia trabalhado? Ou o seu trabalho é só estresse, cobrança e esgotamento emocional? Após o trabalho semanal, você consegue descansar em paz e realizado?

O que o trabalho que Deus realiza na criação nos ensina? Deus trabalhou e contemplou. Não basta só trabalhar, também é necessário contemplar. Trabalhar por trabalhar leva ao vazio. O trabalho só é uma dádiva/bênção quando no final de cada dia e ao fim de uma semana posso contemplar, como Deus, e afirmar: Valeu a pena! 

O trabalho de Deus gerou vida, um espaço para a vida florescer, o cuidado com a vida e o amor na vida. Após cada dia trabalhado, Deus também convida você a parar e contemplar. Pergunte-se: O meu trabalho me realiza? Valeu a pena o que eu fiz? O meu trabalho fez diferença na vida de alguém? O trabalho foi uma dádiva para a minha vida, para a minha família, para a minha comunidade, para a minha cidade? 

Deus trabalhou e contemplou. Sua obra nos confiou dizendo: “E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom”. Realizado, o Senhor descansou. E você?

Ó Senhor cria dor, o teu trabalho é a mais profunda e bela expressão de amor. É Tu que nos convidas a trabalhar na tua Criação. Ajuda-nos para que os nossos dons, o nosso trabalhar, em ti sempre possam se inspirar. Ajuda-nos a trabalhar e contemplar. Ajuda-nos a cada dia nossos joelhos dobrar e perguntar: O meu trabalho, Senhor, foi hoje uma bênção na tua criação? 


Pr. Ernani.


Autor(a): Pr. Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 31
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20631

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br