PALAVRA DO PASTOR
A semente que caiu na terra boa são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança. (Lucas 8.15)
O versículo bíblico finaliza a parábola do semeador. Nesta parábola, há sementes que caem na beira do caminho, outras caem num lugar com muitas pedras, outras no meio de espinhos e algumas caíram em terra boa.
A semente que caiu em terra boa produziu cem grãos para cada semente. Qual é o segredo desta terra boa? Qual é o adubo que a faz frutificar tanto? É a palavra de Deus. Não é por acaso que o Sermão do Monte, Mateus 5 a 7, conclui afirmando: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24).
A palavra de Deus é que nos dá os nutrientes necessários para que sejamos terra fértil. É a palavra de Deus que nos torna terra boa que faz germinar e frutificar a semente do amor, da paz, do perdão, da reconciliação e da perseverança revelados por Jesus Cristo. É a palavra de Deus que nos faz resistir às tentações, aos tempos áridos da vida e as tantas ofertas fáceis que apenas procuram explorar e sufocar a vida.
Obrigado, Senhor, pela tua palavra. Obrigado por poder ouvi-la em cada culto junto com meus irmãos e irmãs na fé. Ao ouvi-la e guardá-la, tu me tornas terra boa para que a semente do teu amor frutifique. Amém.
Pr. Ernani