Assim narra o P.Evandro:
No dia 13 abril de 2023 chegou a mim, pelo WhatsApp, um contato do Secretário de Missão da IECLB perguntando: “Me conta uma coisa. Como vc é um emérito jovem, toparia um tempo de substituir uma vacância numa paróquia?”. E foi com um “SIM” que, no dia 19 a Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia me ligou, no dia 7 a colega pastora de São José dos Pinhais onde sou membro fez uma oração de envio em culto e no dia 9 de maio eu já estava desembarcando no aeroporto da Capital do Café, Cacoal-RO, Paróquia dos Migrantes, para cumprir um TAM (Termo de Atividade Ministerial) de 4 meses na expectativa da Paróquia de que em breve houvesse candidatos/as para a vaga ministerial aberta desde o início do ano.
A sugestão de minha vinda (por parte da Pastora Sinodal) foi de eu chegar para celebrar os cultos pelo Dia das Mães. E assim aconteceu: no sábado dia 13, véspera do 2º Domingo de maio, eu já estava sendo instalado e acolhido em culto pela Pastoral Sinodal e pela Comunidade Caminhos da Fé, sede da Paróquia. O livro (escrito pelo Pastor Geraldo Schach, “RONDÔNIA, a terra prometida: Migração e fé luterana” a mim presenteado no culto, em nome do Sínodo, foi minha leitura homeopática e constante. Para entender o presente é importante conhecer o passado, a fim de ajudar a encararmos o futuro.
Foi talvez a sucessão ministerial mais rápida na história a IECLB (kkkk). Praticamente no mesmo momento. As mesmas pessoas que se despediram do colega que entrara na porta de embarque do aeroporto, foram as mesmas que, minutos depois, me acolheram na porta de desembarque. Foi assim que (aos 63 anos de vida, 34 de pastorado, 1 de aposentado) abracei com disposição e coragem a agenda semestral que meu colega (recém saído do seu primeiro pastorado) havia deixado.
Foram, em média, 1200 km (80% estrada de pó – já que é tem de calor e seca) percorridos por mês para, além de visitas domiciliares e em hospital ou UTI, realizar 18 cultos por mês (distribuídos em 11 locais = 9 Comunidades e 2 Pontos de Pregação); 4 grupos de mulheres, 1 grupo da 3ª idade, 1 grupo de Jovens, e ainda Estudos Bíblicos nas casas.
Saio muito agradecido pela boa acolhida das pessoas e em especial por Deus ter me dado saúde e forças para mais esta “aventura eclesiástica” (como defini quando informei a familiares e amigos do convite para assumir essa missão.
Dia 10 de setembro encerra o terceiro prazo estabelecido pela Paróquia para apresentação de Currículos para o preenchimento da vaga. O questionamento que deixei tem sido mais ou menos o seguinte: a IECLB aprovou em seu último Concílio (acontecido justamente aqui em Cacoal-RO) matéria sobre EQUIDADE E JUSTIÇA DE GÊNERO, além de Moção sobre JUSTIÇA E EQUIDADE SOCIO AMBIENTAL, mas ainda não tem se ocupado suficientemente com a questão da JUSTIÇA E QUIDADE MINISTERIAL.... se mantendo ainda na IECLB disparidade de Subsistência (com abonos local e função) e falta de Equidade nas responsabilidades ministeriais entre CAMs. Justiça e Equidade esta que, constato eu, não vou alcançar ver.
Mas emfim, a Paróquia jásabe que receberá mais um colega emérito por mais alguns meses na expectativa de que em dezembro recebap envio de alguém.
Deixo sementes, quem sabe alguns frutos e pra memória, louvor e reflexão fica o hino e as passagens bíblicas para serem estudadas e retomadas no processo contínuo de crescimento e edificação.
Abraço fraterno e solidário.
P.em.Evandro Meurer