QUEM PODE PERDOAR PECADOS?
Estamos há 488 do histórico 31 de Outubro de 1517, dia mundialmente conhecido como o DIA DA REFORMA.
As 95 Teses (posicionamento que combateu a venda das indulgências), do Monge Agostiniano Eremita, Dr.Martin Luther, chamou a atenção para a questão do perdão dos pecados.
Quem poderia perdoar pecados, além de Deus? Seria o papa? Na época de Lutero o papa era Leão X. Após sua morte até hoje a igreja conheceu mais 47 papas, sendo que atualmente é papa, V.S. Bento XVI.
Na 6ª Tese Lutero declarou: “O papa não pode perdoar nenhuma culpa de outra forma a não ser que declare e constate que ela tenha sido perdoada por Deus.”
E na 32ª Tese ele afirmou: “Quem crê ter certeza de sua salvação fiando-se em cartas de indulgência, será condenado eternamente, junto com seus mestres.”
Cristãos devem reconhecer suas faltas diante de Deus e de seus irmãos, e buscar com humildade a graça do perdão em Cristo Jesus.
Somente em Cristo somos perdoados e nos perdoamos mutuamente, pois oramos: “...perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”
Há pessoas que sempre de novo se ocupam com a dúvida se seus pecados foram perdoados. Alguns até tentam alívio com obras de caridade.
Será de grande ajuda a todos lermos mais a Bíblia e bebermos da graça salvadora em Cristo, pois ela nos afirma que “...somos salvos pela graça, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8-9)
Tenha esta certeza: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
(1ª João 1.9)
P. Claudio S. Schefer