Uma manhã de domingo maravilhosa... Essa frase define o nosso 4º. Dia Paroquial de Casais da Paróquia Evangélica de Boa Vista, área rural no município de São Lourenço do Sul, no âmbito do Sínodo Sul-Rio-Grandense em 14 de julho de 2019. Quatro casais da comunidade anfitriã, Comunidade Evangélica de Bom Jesus II, acolheram os casais das diversas comunidades que integram a paróquia, para fins de recebimento da taxa de inscrição, colocação de crachá e o encaminhamento para o café da manhã.
Este foi o maior encontro até aqui, com 44 casais participantes. Após um delicioso café, a meditação foi dirigida pelo P. Reneu Prediger. Este enfatizou a vivência nos clãs dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Vidas com suas dificuldades, conflitos... tudo registrado ali na Bíblia. Se ela nos conta a vida real não precisamos esconder nossas dificuldades, mas precisamos da fé e da sabedoria para poder superá-las. Após a meditação foi ensinada e entoada a canção “Lar em construção” e a palavra foi concedida ao palestrante Psicólogo Vilnei Roberto Varzim, de Pelotas, para tratar do tema proposto para o Dia Paroquial de Casais de 2019: Boa Convivência no Clã Familiar – Avós, filhos/as e netos/as vivendo na mesma casa.
Após cada casal apresentar uma característica positiva do seu cônjuge, Vilnei Varzim fez uso de “imagens que se transformam” dependendo da perspectiva. Não vemos tudo. Somos seletivos. Depois, partindo de textos bíblicos como Gn 1.27, o palestrante lembrou que somos seres que se relacionam. “Se é complicado viver com a parceira, viver sem ela é impossível”, ressaltou. Além de sermos seres racionais, somos também seres emocionais. E temos diferentes temperamentos. Ninguém tem apenas um temperamento. Temos um dominante e pontos dos demais.
Então, Vilnei Varzim fez menção dos diferentes componentes da família: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. É preciso cuidar de como nos relacionamos uns com os outros e precisamos entender as necessidades e os limites de cada faixa etária. Tudo isso é família. E como ser feliz juntos? É preciso cuidar da comunicação e é preciso entender as mudanças nos tipos de famílias. Uma coisa o palestrante enfatizou: “Não deixe ninguém dar opinião em seu relacionamento”. Entre a família ideal e a família real existe um abismo. Não há receita para ser feliz, mas existem dicas.
Vilnei Varzim compartilhou nove dicas: 1 - Empatia (colocar-se no lugar do outro). 2 - Aproximar-se de forma saudável (não perder a calma). 3 - Não leve a vida tão a sério (evitar extremos). 4 - Respeito acima de tudo. 5 - Ser tolerante com defeitos. 6 - Olhar o lado bom. 7 - Converse sempre. 8 - Fale do que está sentindo. 9 - Crie momentos agradáveis. Além disso, o palestrante citou os 10 mandamentos para o bom convívio e a manutenção de um relacionamento pacífico, sadio e duradouro. I - Não se irritar ao mesmo tempo. II - Não gritar com o outro. (O grito é a linguagem dos fracos). III - Se o diálogo virar discussão, deixe que o outro ganhe. (Mantenha o carinho e o respeito). IV - Se for necessário chamar atenção, chame com amor. V - Não resgate erros do passado. VI - Não seja descuidado. VII - Não vá dormir com ressentimentos. VIII - Diga palavras de carinho todos os dias. IX - Admita seus erros e peça desculpas. X - Não comece a brigar.
Já encerrando o palestrante fez uso de conselhos bíblicos, palavras como as de Ef 6.4 (pais); Pv 1.8-9; Ef 6.1-3 (filhos); deixou ingredientes essenciais para criar uma família feliz: 1- Dose generosa de amor; 2 - Evitar o egoísmo; 3 - Disciplina; 4 - Obediência; 5 - Bíblia. Novamente enfatizou: Não existe uma receita, mas estímulos. Precisamos ouvir e entender ao outro. Somos um projeto maravilhoso de Deus e temos defeitos. Não deixemos de amar-nos mutuamente.
O 4º. Dia Paroquial de Casais encerrou com um almoço, servido pelo Buffet Tia Darli de Canguçu. Na mesa do almoço havia uma lembrancinha com o nome de cada casal participante.
Já se planeja o 5º. Dia Paroquial de Casais, provavelmente, no dia 12 de julho de 2020, e tendo por local a Comunidade Evangélica de Picada Feliz.
Divulgação: Pastores Reneu Prediger e Dietmar Teske