Deus escolhe pessoas para serem líderes entre o povo de Cristo para prepará-los para o serviço cristão: “Foi ele quem deu dons às pessoas. Escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo” (Efésios 4.11-12).
Inspirado pelo chamado e envio de Deus através de Jesus Cristo e colocado em prática pelo sacerdócio geral, no domingo do dia 28 de fevereiro, às 18h, aconteceu a Ordenação e Instalação do Pastor Willian Kaizer de Oliveira na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Aliança/Santa Maria de Jetibá-ES. O culto foi realizado na Comunidade de Belém. Foi uma celebração abençoada, que foi conduzida pelo Sínodo Espírito Santo a Belém, pelo Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein e o Pastor vice-Sinodal Sidney Retz. O culto de Ordenação é de responsabilidade da Presidência da IELCB, que, por sua vez, delegou ao Sínodo a celebração.
A pastora Elisabt Lieven foi a convidada como assistente de Ordenação. E para a Instalação na Paróquia Aliança os assistentes foram o Pastor Emérito Silívio da Silva e a Pastora Elisabet Lieven. A celebração teve a presença dos pastores da União Paroquial de Santa Maria: P. Nivaldo Geik Volz, Pa. Luceny Laurett, P. Rubens Stuhr, P. Maicon Weber, P. Marcos Cesar Vollbrecht.
Além da participação no culto, as pessoas puderam acompanhar a celebração no canal YouTube do Sínodo Espírito Santo a Belém. Do mesmo modo menciona-se a presença do Deputado Estadual Adilson Espindula e do vice-Prefeito Florentino Lauvers. O prelúdio foi tocado na concertina por Adolfo e Kaio, os hinos foram acompanhados pelo grupo de canto Caminhos, bem como o poslúdio.
Na pregação, o Pastor Sidney trouxe a mensagem baseada em Pv 3.5-8 que fala sobre a sabedoria de vida e o temor ao Senhor. Uma sabedoria que vem da humildade. Usou o exemplo do lápis. O lápis é guiado pela mão de Deus. Precisa se permitir de cortar na própria carne para melhor sua ação de escrever. Também é necessário que a gente se permita cortar o egoísmo e a arrogância. O lápis possui a borracha para admitir os erros e refazer as coisas.
Nesse tempo de pandemia, o cuidado consigo e com o próximo tem se mostrado uma sabedoria muitíssimo importante. Há também muitas experiências e sabedorias tiradas do Culto de Ordenação e Instalação. Do presbitério da Paróquia, bem como de cada membro das comunidades, um afetuoso e sábio abraço dado por meio de lembranças como réplicas dos templos, placa, livros, Bíblia, cruz, flores... Todas são coisas que precisamos e fazem parte da vida de fé.
Por fim, o Espírito de Deus, o mobilizador, nos proporcione um tempo abençoado de caminhada de fé e que produza bons frutos.
Texto: Pastor Willian Kaiser de Oliveira
Fotos: Emanuely Henke Ponath - Valdir Baebler - Daniela Belz
Vídeo: Mauricio Gabrech - Edmo Gabrech - Romildo Braun
VÍDEO DA CELEBRAÇÃO