O XXIX Concílio
A Paróquia de Rio Claro e o Sínodo Sudeste sediam o XXIX Concílio da IECLB, que acontece nos dias 15 a 19 de outubro, na cidade de Rio Claro/SP, sob o tema “viDas em comunhão”, em sintonia com o Tema do Ano da IECLB para 2014.
O Concílio da Igreja, órgão deliberativo máximo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, é realizado, ordinariamente, a cada dois anos, sempre em uma Comunidade diferente da IECLB.
Entre representantes, lideranças, delegados, convidados ecumênicos e equipe de apoio, participam do Concílio em torno de 200 pessoas.
Relatório do Conselho da Igreja
O Presidente do Conselho da Igreja (CI), Almiro Wilbert, iniciou a apresentação do seu relatório ao XXIX Concílio da Igreja destacando as funções do Conselho da Igreja como órgão deliberativo e de fiscalização supletivo ao Concílio, que: expede normas regulamentares à Constituição e normas complementares, controla as atividades administrativas da IECLB e decide sobre conflitos normativos mediante consulta ou recurso.
O CI possui Delegados dos 18 Sínodos (mandato de 4 anos), sendo seis membros Ministros e 12 membros leigos. Cada Conselheiro traz as demandas, anseios, necessidades e entendimentos do seu Sínodo, que, acrescidas das demandas conciliares e de requisitos da rotina operacional, são avaliadas e encaminhadas por decisão colegiada e dentro da perspectiva de uma única Igreja solidária nacional e retorna ao seu Sínodo e respectivos Campos de Atividade Ministerial as razões dos encaminhamentos dados pelo CI na perspectiva do entendimento e fortalecimento da unicidade do corpo maior da Igreja.
Na sequência, Almiro explicou os destaques de atuação do CI: busca de uma Política de Subsistência Ministerial, ações do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade do CI, revisão de Normas Complementares, avaliação de CAMs, suas lideranças, Ministros e Ministras, efetivação da Formação Pastoral na FATEV, Programa de Acompanhamento de Estudantes de Teologia e a busca de uma comunicação aberta, atual, ágil e inteligível para todos (lideranças, ordenadas e leigas, e membresia em geral).
O Presidente do Conselho da Igreja encerrou a sua exposição, levantando uma questão: “Se cremos que somos Igreja de pessoas, ao mesmo tempo, justas e pecadoras, que a competência do julgamento é única e exclusiva de Cristo e que Ele nos incluiu a todos igualmente na Sua Graça porque ‘Nosso Senhor não faz acepção de pessoas e oferece a Sua graça a todos que o temem e agem com justiça (Atos 10.34-35)’, não é hora de sinalizar aos nossos membros que também estas pessoas e a quem agregam, precisam ser recebidas e integradas às nossas atividades comunitárias rotineiras como filhos e filhas de um mesmo Deus, que chamou a todos para o discipulado ou sacerdócio geral de todos que nele creem?”.
***************
Na programação de quinta-feira do XXIX Concílio, ainda estão previstos os seguintes momentos:
- a apresentação do Relatório da Presidência, pelo P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB;
- a apresentação do Relatório da Secretaria Geral, pela Diácona Ingrit Vogt, Secretária Geral da IECLB;
- avaliação dos Relatórios;
- plenária sobre a temática “viDas em comunhão” (Tema do Ano 2014);
- Culto ecumênico.
Para mais informações sobre o XXIX Concílio da IECLB, clique aqui