No dia 17 de maio de 2015, ocorreu nas dependências da Comunidade São João de Pelotas o Encontro de Corais e Grupos de Canto do Sínodo Sul-Rio-Grandense que reuniu em torno de 310 integrantes de diversos grupos e ainda outros participantes que vieram para ouvir hinos de louvor a Deus. Ao todo 14 grupos se apresentaram. Tivemos grupos formados por crianças, por mulheres e por homens. No entanto, a maioria dos grupos, ainda mantém a tradicional formação a quatro vozes, duas masculinas e duas femininas.
O dia foi marcado por uma agradável convivência e muita música. O culto, que marcou o início do encontro, foi conduzido pela Pa. Sin. Roili Borchardt, pelo P. Samuel Armbrust (ministro local) e pelo P. Gleidson Ademir Fritsche. A pregação teve por assunto principal a pergunta “O que nos motiva a cantar?”. Baseado no Sl 1, o P. Gleidson, ministro orientador do Conselho Sinodal de Música, enfatizou a importância de cantarmos em gratidão a tudo o que Deus já fez por nós. Ele lembrou ainda a música como parte importante da identidade Luterana “Quem canta deve saber o motivo que o faz cantar e o que está cantando”. A música do culto foi conduzida pelos diversos grupos musicais da comunidade São João. Na parte da manhã, após o culto, tivemos apresentações de seis grupos. Durante a tarde tivemos mais oito grupos se apresentando. As apresentações foram intercaladas por hinos entoados com todos os participantes.
Agradecemos o empenho dos membros da Comunidade São João que se dedicaram para acolher bem os que lá estiveram para ouvir e cantar louvores a Deus.
O próximo dia Sinodal de Corais ocorrerá no domingo “cantate” e já ficou agendado para acontece na Paróquia Evangélica de Arroio do Padre, no dia 14 de abril de 2016.
P. Gleidson Ademir Fritsche