Você já ouviu falar em Osterbaum ou Árvore de Páscoa?
A Osterbaum trata-se de uma tradição herdada dos imigrantes alemães, e que seus descendentes mantêm viva. A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. Vale lembrar que a Páscoa coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte, por isso, a origem de se colorir e enfeitar os galhos de árvores, comemorando o fim do período de frio.
Pela época da Quaresma, que é o período que compreende entre a Quarta-feira de cinzas até a Páscoa, é comum casas com jardins onde um galho seco é enfeitado com ovos e flores coloridas. Isso significa que a Páscoa se aproxima, iniciando a temporada de Osterbaum. Isso ocorre, principalmente, em cidades onde os traços germânicos são heranças adquiridas com os imigrantes alemães.
Para as pessoas cristãs a Osterbaum é a árvore da Páscoa que é montada com um galho seco, que simboliza o sofrimento, a reclusão, a tristeza e a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo... lembradas pela Igreja Cristã na Sexta-feira Santa.
O Jesus que morreu por nós também ressuscitou por nós e isso trouxe esperança, ânimo, confiança, alegria e salvação. A vida novamente ficou colorida e os seguidores e seguidoras de Jesus logo sentiram e vivenciaram esta alegria.
Nesse sentido, o ovo quer nos lembrar que, por mais fria e dura que seja a sua casca, ali dentro, reclusa e bem guardada, há vida e segurança naquele frágil abrigo. E isso traz esperança, pois apesar de estar escondida e reclusa, após a ruptura entre o velho e o novo, uma nova realidade: uma vida nova nascerá! Mas, para que isto ocorra, é preciso esperar pacientemente os 21 dias de aconchego e proteção, sob o corpo e as asas da mãe galinha. Daí sim, da reclusão à vida.
A Quaresma vem nos lembrar que é necessário esperar, confiar, se preparar, parar por um momento sob as asas daquele que entende de vida e morte, para depois continuarmos na luta para rompermos inflexíveis e duras cascas da vida.
Ao fim desta Quaresma (e também dessa quarentena), vamos nos lembra que Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança, Alegria e Salvação... dependurados e superados no madeiro da cruz de Cristo lembrados na Osterbaum.
Que a mensagem da Páscoa nos aquiete, nos traga paz, alívio, confiança e segurança em nossa reclusão, pois, apesar da Sexta-feira Santa, sempre haverá uma Páscoa colorida a nos trazer esperança.
DEPOIMENTOS:
Minha árvore de páscoa representada com galhos secos e plantas verdes, significa de que vidas secas, sem JESUS, podem brotar novamente, quando entregarmos tudo pta ELE. Os ovos pra mim representam a nova vida que temos garantida na cruz. Abraços a todas e todos.
Marta Lelis, tesoureira da OASE Sínodal
Altar da comunidade de Veranópolis, preparado pelas senhoras do presbíterio. A Pastora Paula conta que ficou emocionada
No sábado serão colocadas Osterbaum nas dUas comunidades de Estância Velha. Foi feita uma coleta de ovos junto aos membros.
Osterbaum – visitando as famílias no Sínodo Nordeste Gaúcho