Sou Susane Elise Giongo, professora de Ensino Religioso e Relações Humanas de crianças e de pré-adolescentes no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), em Lajeado, RS. Desde 2018, tenho realizado, vivenciado vários Bibliolog em sala de aula. Meus alunos e alunas se mostram participativos, espontâneos, aplaudem e pedem por mais momentos como este. Também têm demonstrado um grande progresso no diz respeito à empatia, no exercício de conseguir se colocar no lugar do outro e evidenciam uma maior habilidade na interpretação de leituras de textos bíblicos, bem como de outros textos. Ampliam a sua capacidade de ser protagonista de sua própria história de vida.
A realização do Bibliolog com a presença dos avós dos alunos em sala de aula, têm trazido maravilhosos momentos de integração. É lindo ver neto(a) e avós sentados em dupla, formando um grande círculo. Em sua totalidade os avós se surpreenderam com a participação, envolvimento e posicionamentos dos netos(as). Externaram a sua satisfação em saber que este tipo de atividade está sendo feito na escola, cumprimentam pela base construída e compartilham a sua esperança por mundo melhor a partir destas vivências.
Levamos, uma turma de alunos e eu, a vivência de um Bibliolog para um grupo de idosas da cidade. As senhoras, impressionadas com tantas mãozinhas levantadas e com as falas tão criativas, chegaram a supor que tivéssemos ensaiado todas as falas dos personagens interpretados (fogo branco), ao mesmo tempo em que elas, conhecedoras da história trabalhada, se mantinham mais sérias e fixas no “fogo preto” – registros da Bíblia.
A experiência de levar a vivência de um Bibliolog do texto “Jesus acalma a tempestade” para adolescentes em um Encontro de Jovens foi muito especial: contemplou situações pertinentes à idade, considerando que as pessoas jovens também enfrentam as suas tempestades. A realização do Bibliolog com grupos de professores e professoras têm despertado o desejo de resgatar e aperfeiçoar o seu trabalho com histórias bíblicas.
Muito especial também foi levar um Bibliolog para o grupo de alunos da “Doutrina” (Ensino Confirmatório da Comunidade da IECLB Igreja de Cristo). Ali, através da atividade, houve a interação de crianças de escolas diferentes, de idades diferentes, de níveis sociais diferentes. O encontro foi tão positivo que o pastor do grupo solicitou um segundo Bibliolog. Ainda bem que eu havia levado mais um!
Durante a pandemia, a dinâmica foi realizada com as turmas de forma on-line. Foi interessante observar que muitos familiares também acompanhavam a atividade como ouvintes.
Enfim, o Bibliolog tem aproximado pessoas. Tenho aprendido muito com todas estas atividades. Sou grata a Deus por todas estas oportunidades!
SUSANE ELISE GIONGO – PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO E RELAÇÕES HUMANAS
COLÉGIO EVANGÉLICO ALBERTO TORRES – LAJEADO- RS
REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO