A equipe da Rede FALE veio a Porto Alegre (RS), no dia oito de setembro, quando gravou os depoimentos do pastor presidente Walter Altmann e do pastor e pesquisador Dr. Martin Dreher (IECLB), para o projeto Juventude, Política e Religião. O projeto é uma iniciativa da Rede FALE com o Instituto de Estudos da Religião (ISER).
“O objetivo geral da pesquisa-intervenção é resgatar e analisar a memória relacionada à participação de jovens ligados às igrejas protestantes no movimento estudantil a partir do ano de 1960. Os depoimentos serão apresentados e discutidos com jovens estudantes, evangélicos e de outras religiões”, disse o secretário executivo da Rede FALE e pesquisador associado do ISER, Marcus Vinicius Matos, que coordenou as gravações.
Os próprios jovens vão editar o material a partir do que considerarem mais significativo para as juventudes atuais. Assim, espera-se reunir informações e experiências que servirão de subsídio para a reflexão das gerações atuais acerca da participação sócio-política de jovens nos anos 60.
“O primeiro contato com o material é sempre marcado pela surpresa. Tanto o público acadêmico quanto o religioso são surpreendidos ao saber que a juventude evangélica brasileira defendeu em um passado recente, e de maneira organizada, bandeiras sociais e políticas consideradas revolucionárias – como a reforma agrária, distribuição de renda e diversidade cultural.” A IECLB, por exemplo, teve como tema do ano de 1982 “Terra de Deus, terra para todos.”
O acervo das entrevistas na íntegra será repassado para os parceiros e também ficará disponível nos arquivos da Rede FALE e do Iser. Além disso, o projeto prevê a organização do material em um longa metragem ou vários curtas.
As gravações foram realizadas na sede da FLD, em Porto Alegre (RS), uma das apoiadoras da iniciativa.