Videira, a cidade da uva, do vinho e berço de importante indústria frigorífica; sua gente simples e hospitaleira acostumada a oferecer a pacata rotina de uma cidade naturalmente bela e cheia de surpresas, sede da Comunidade Evangélica Luterana de Videira, que juntamente com as demais Comunidades da Paróquia de Rio das Antas, recebeu mais de 300 participantes inscritos para a 21ª Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, nos dias 26 e 27 de maio último.
O ambiente do evento, realizado nas dependências do Clube Floresta, foi impecavelmente preparado pela Comunidade de Videira e Paróquia Rio das Antas, bem dentro do espírito fraterno da cidade. O Sínodo preparou exaustivamente toda a rotina formal de mais esta Assembleia e nos últimos dias ficou à sombra da possibilidade de não realização do evento, tendo em vista a impossibilidade de retorno dos Delegados às suas casas, devido à greve deflagrada por caminhoneiros que objetivava paralisar todas as atividades no território nacional.
Pois bem, inúmeros contatos e reuniões foram efetuados pela Diretoria Sinodal e decidiu-se: vamos realizar a Assembleia, confiantes na Palavra Bíblica da semana, em Atos 1.8: “Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os lugares mais distantes da terra.”
E assim o fizemos. O amanhecer do dia 26 nos trazia o prenúncio de um lindo dia, “... abençoado por Deus e bonito por natureza ...”, como nos lembra a música País Tropical, de Jorge Bem Jor. As delegações começaram a chegar. A alegria do reencontro foi algo simplesmente arrebatador.
Exatamente às 08h59, ouvimos o som do sino da igreja da Comunidade Evangélica Luterana de Bom Sucesso, chamando-nos à plenária para o início da Assembleia. A Celebração de Abertura nos trouxe inicialmente o hino “Estamos aqui, Senhor!”, reafirmando a decisão de realizarmos o encontro e a afirmação de que viemos de muitos lugares, trazendo um pouco do que somos e a nossa fé partilhar. A reflexão foi sobre o encontro de Jesus e Nicodemos.
Compuseram a mesa de honra, a Diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo, presidida pelo Presidente Carlos Henrique Sacht, Pastor Sinodal Inácio Lemke, Pastor Vice-Sinodal P. Marcos Aurélio de Oliveira, os Párocos locais P. Armin Andreas Hollas, Pa. Francinne de Oliveira Kerkhoff e P. Paulo Roberto Franke, o Presidentes da Paróquia de Rio das Antas - Marcos Roberto Arndt e da Comunidade de Videira - Ademir Schumann, o ex-Presidente Sínodo Norte Catarinense - Sr. Elemer Kroeger, além e convidados especiais representando o Prefeito Municipal de Videira e a IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de Videira.
Presentes também, a Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad, Representante da Secretaria Geral da IECLB e Bispo Michael Grabow - Bispo Regional de Augsburg/Schwaben – Alemanha, compondo com mais quatro membros, a Delegação daquele bispado em visita pela Parceria com o nosso Sínodo.
Contados os Delegados presentes, que em número de 295, deram quórum suficiente para realização da Assembleia, iniciam-se os trabalhos ás 10h. Passadas as formalidades regulamentares, foram apresentados os Relatórios do Pastor Sinodal, do Presidente do Conselho Sinodal e da Tesouraria e Conselho Fiscal, os quais foram aprovados.
A Cat. Débora falou sobre a Secretaria de Formação, em especial focando o programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia. Em seguida, os Setores de Atividade junto ao Sínodo expuseram os trabalhos realizados no último ano.
Aguardado com muita expectativa, iniciou-se no período da tarde o processo eleitoral previsto para esta Assembleia, com a apresentação e votação dos candidatos aos diversos cargos eletivos do Sínodo. Terminada o processo, foram eleitos para Presidente do Conselho Sinodal e Assembleia Sinodal o Sr. Carlos Henrique Sacht, para 1º Vice Presidente o Sr. Elói Witt e para 2º Vice-Presidente o Sr. Vander Meier. Para Pastor Sinodal foi eleito o P. Me. Claudir Burmann e para Vice-Pastor Sinodal o P. Cristiano Ritzmann.
No domingo, 27 de maio, deu-se início aos trabalhos de apreciação e aprovação de texto do Novo Estatuto do Sínodo Norte Catarinense, o qual já havia sido apresentado na última reunião do Conselho Sinodal, em abril último, na cidade de Guaramirim. Texto aprovado, será encaminhado para homologação junto à IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, após o que será registrado legalmente e então passará a reger os destinos do Sínodo Norte Catarinense.
Concluindo a Assembleia, realizou-se na Igreja da Comunidade Evangélica Luterana de Videira o Culto de Encerramento. A pregação, do P. Sinodal Inácio Lemke, trouxe a reflexão sobre as estações da vida, o embarque e desembarque de passageiros durante o percurso da vida sinodal, o alegre encontro nas plataformas e quando alguns deixam a composição para dar a continuidade a outros que embarcam.
Durante o Culto de Encerramento foi assinado o Termo de Parceria Sínodo Norte Catarinense e Bispado Regional de Augsburg/Schwaben - Alemanha, sendo signatários pelo Sínodo Norte Catarinense o P. Sinodal Inácio Lemke e a Pastora Marli Seibert Hellwig e pelo Bispado Regional de Augsburg/Schwaben, o Bispo Regional Michael Grabow e o Decano Armin Diener.
Lida a Mensagem da 21ª Assembleia Sinodal, esta trouxe como palavra bíblica o texto do Evangelho em João 15.1-2: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.”. Lembrou que as divergências, na maioria das vezes implícitas subliminares, trazem dificuldades no compromisso com o conjunto e que estas divergências vêm à tona nas votações e em debates acalorados, e que o reconhecimento do erro e a retratação é a poda conduzida pelo agricultor. Finalizando, lembra que “... Nenhuma planta sobrevive sem o alimento dado pelo agricultor. Ao sairmos da assembleia, na comunhão, e pela comunhão, somos alimentados, regados, adubados, para continuarmos a produzir mais e mais, frutos de amor, esperança e fé...”
Encerrada oficialmente a 21ª Assembleia Sinodal Ordinária, participaram os presentes do Almoço de Encerramento, servido no Clube Floresta.
Vale ressaltar o espírito de solidariedade da Comunidade de Videira, que não mediu esforços para auxiliar os visitantes no regresso às suas origens com o compartilhamento solidário de combustível.
Veja também:
- Videira recebe a 21ª Assembleia Sinodal do Norte Catarinense
- Eleitos cargos diversos no Sínodo Norte Catarinense
- Mensagem da 21ª Assembleia Sinodal Ordinária
- Assinatura de Termo de Parceria