
ViDas em comunhão: Motivo para oração e ação solidária em vista das enchentes
O profeta Jeremias anunciou ao grupo de pessoas desalojadas da sua terra e desterradas para o exílio da Babilônia que o Senhor tem para com esse povo “pensamentos de paz e não de mal” (Jeremias 29.11). Em meio ao sofrimento e ao desespero, o Deus da vida enviou o profeta para dar uma notícia de esperança. “O Senhor diz: cuidarei deles e os trarei de volta para esta terra” (24.6). Ao refletir sobre esse exílio, essa vida forçada a ser vivida fora da terra e da casa da gente, um teólogo afirmou que o cativeiro foi visto como o chão em que se desenrola a libertação. “A libertação possível é aquela que não salta por cima das contingências circunstanciais, mas que as assume”.
Vivemos tempos em nosso país, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com excesso de chuva. O resultado disso é destruição. Plantações são destruídas. Habitações são levadas pelas enxurradas. Famílias inteiras são forçadas a abandonar seu lar. Sim, vivemos tempos de muito sofrimento por causa do excesso de chuva.
Em meio a essa realidade, em solidariedade com as pessoas que sofrem por causa das enchentes, há mobilização solidária. Há apoios. Há fantásticos gestos que criam e fortalecem viDas em comunhão. Nesses mutirões de solidariedade já estão envolvidos membros da IECLB, dando apoio e recebendo apoio. Mesmo assim, queremos nos mobilizar como Igreja, como conjunto de comunidades e seus membros. A sugestão que apresentamos às nossas comunidades é que as doações em dinheiro sejam canalizadas para a conta da IECLB no Banco do Brasil: Ag. 0010-8; C/c 60.000-8; CNPJ 92.926.864/0001-57. Pedimos a gentileza de informar valores e origem dos valores (secretariageral@ieclb.org.br). A partir do levantamento das necessidades que os Sínodos apresentarem à Direção da IECLB, as doações serão devidamente encaminhadas.
Um dos braços da ação diaconal da IECLB é a FLD – Fundação Luterana de Diaconia. Numa parceria com a FLM – Federação Luterana Mundial e ACT – Ação Conjunta de Igrejas, a FLD, respectivamente, a IECLB através da FLD, já está promovendo ações de solidariedade diante das enchentes. Isso significa que as comunidades da IECLB podem optar por qual caminho queiram encaminhar suas doações, se pela FLD (veja em Chuvas: diaconia transformadora deve ser o enfoque do trabalho de apoio na reconstrução), se pela conta disponibilizada pela administração central da IECLB. Os recursos encaminhados pelas duas vias serão corretamente administrados e destinados.
Na esperança renovada de que Deus caminha conosco e nos fortalece especialmente nos caminhos em que se promovem viDas em comunhão, renovamos a fé de que também para conosco, particularmente para com as pessoas vítimas das cheias, o Senhor tem pensamentos de paz e não de mal.
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente