VI Encontro de grupos que se reúnem em horários alternativos
25/04/2010
1 | 1
Aconteceu no dia 17 de abril na Paróquia Ap Pedro em Jaraguá do Sul – SC, o VI Encontro de grupos que se reúnem em horários alternativos, promovido pela Associação Sinodal da OASE do Sínodo Norte Catarinense.O tema discorrido foi “ Aprendendo com a minha, com a sua, com a nossa história”.
Na meditação inicial, o Pastor Vice Orientador da Associação Sinodal da OASE ,Renato Creutsberg, refletiu sobre o texto de Lucas 24. 13-35, onde Jesus caminha com dois de seus seguidores para Emaús, que não o reconheceram até o momento em que Jesus sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças. Depois partiu o pão e deu a eles. Então seus olhos foram abertos e reconheceram o Mestre. P. Renato salientou que assim também Jesus se faz presente diariamente nos nossos caminhos, e é necessário que nos perguntemos quais são esses caminhos.
Logo após, a presidente Edeltraud F. Nering iniciou os trabalhos com uma dinâmica onde cada particiopante desenhou, pintou ou escreveu seu nome em um envelope de papel pardo. Em seguida, em duplas compartilharam a história do seu nome e por fim algumas foram convidadas a comentarem a experiência, onde percebeu-se que cada nome tem sua história e que ele nos identifica como pessoas diante dos relacionamentos.
Na sequência em grupos realizou-se o estudo do caderno: Identidade Luterana do Pastor Dr. Gottfried Brakemeier, sendo que cada grupo apresentou um resumo dos aspectos mais relevantes de cada capitulo. Esse estudo foi importante para conhecer a história da igreja, saber quem somos e que causas defendemos para poder cumprir e participar da missão de Deus.
Após o almoço, as 65 participantes foram convidadas a trabalhar com o bibliodrama a partir do texto bíblico de Números 12. 1-16. Divididas em grupo vivenciaram os personagens relatados pelo texto. Todos os grupos participaram da inversão de papeis, o que proporcionou a experiência de sentir o que seja estar no lugar do outro, da outra.Fez parte também da programação o louvor, oração e um gostoso café de despedida.
Esse encontro tem sido um precioso espaço para as mulheres poderem ter um tempo específico para si, para recarregar-se, para então seguir adiante. Com certeza é necessário continuar investindo não só para a continuação do mesmo, mas para que se criem mais grupos que se reúnam em horários alternativos.
Agradecemos pela participação dos grupos e pela carinhosa acolhida da equipe local.
Edeltraud Nering Presidente da Associação Sinodal da OASE - SNC
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.