O Sínodo Vale do Itajaí, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e o Kirchenkreiss Nordfriesland, da Igreja do Norte da Alemanha, têm uma parceria para troca de experiências, reflexões e debates que envolvem a igreja e a sociedade. Para celebrar este intercâmbio, um culto de ação de graças aconteceu no domingo, 25 de setembro, na Comunidade de Badenfurt, em Blumenau/SC, no Brasil; e em Hülkenbüll/Garding, na Alemanha. A temática deste ano foi “Acolhimento e Solidariedade”.
O pastor sinodal Guilherme Lieven, ao pregar, afirmou que apesar das guerras, da fome, da tristeza e tantas outras mazelas, o mundo ainda vive pela graça de Deus. “Estão presentes no mundo forças humanas de solidariedade e de acolhimento. Há milhares de comunidades de Jesus Cristo no mundo. Milhares de pessoas são cuidadas, amadas, acolhidas, orientadas, curadas, amparadas, guiadas. Milhões de crianças nascem e crescem. Milhões de jovens recebem formação e capacitação para trabalhar e servir. Homens e mulheres vivem ainda parcerias matrimoniais, se ajudam, amam e cultivam o espírito da vida. Milhões de idosos são ouvidos, amparados e abrigados. Há solidariedade e acolhimento aqui, na Alemanha e no mundo. Deus está presente e temos motivos para louvar a Deus”.
Lieven ainda lembrou que milhões estão peregrinando no mundo, estão migrando fugindo do ódio, das guerras, da fome, da falta de emprego. Buscam sustentabilidade para a vida. Aqui e no mundo há governos que pregam o ódio e promovem a morte, a guerra, alimentam-se do conflito e da perdição da natureza humana. “Que nossas ações de fazer o bem, de plantar no jardim que dá frutos de solidariedade e acolhimento sejam fortalecidas e abençoadas”, finalizou.
O último intercâmbio presencial aconteceu em 2019, quando uma delegação brasileira conheceu as atividades comunitárias na Alemanha. Em 2023 deverão acontecer seminários virtuais, experiência testada neste ano e avaliada de forma positiva. A próxima viagem ainda não foi marcada.