O Sínodo Vale do Itajaí, pertencente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e o Kirchenkreiss Nordfriesland, da Igreja do Norte da Alemanha, têm uma parceria para troca de experiências, reflexões e debates que envolvem a igreja e a sociedade. Para celebrar este intercâmbio, um culto de ação de graças aconteceu no domingo, 26 de setembro, na Comunidade de Holstein, em Guabiruba, no Brasil; e na Christuskirche, em Niebüll, na Alemanha. A temática deste ano foi “Deus é nossa luz”.
O pastor sinodal Guilherme Lieven, ao pregar, afirmou que Deus é a luz na escuridão. No caminho de Jesus não existem trevas. “A luz do Sol é criação de Deus. A luz de Cristo é mais do que a luz do sol. A luz de Deus no mundo ilumina nossos passos e mostra o caminho. Equilibra a nossa vida de fé. Quando tudo está confuso, misturado e brigado, na luz de Jesus Cristo, na luz de Deus encontramos respostas, verdade e vida. Pela graça de Deus celebramos a comunhão. Compartilhamos testemunho e fé com esse culto”.
A Pröpstin (pastora sinodal) Annegret Wegner-Braun enviou uma saudação ao culto manifestando a alegria em ambos os sínodos poderem celebrar juntos a amizade e a ligação, apesar da distância. Ela desejou que a luz da Palavra de Deus trouxesse clareza em meio a escuridão dando orientação e esperança. Relembrou que as conexões virtuais já foram úteis nos encontros de estudos temáticos ao longo de 2021. Igualmente o P. Guilherme enviou saudação aos participantes do culto em Nordfriesland.
Em 2022, uma delegação de alemães viria ao Brasil, já que em 2019 foram os brasileiros que estiveram na Europa. Porém, por conta da pandemia, o programa foi adiado para 2023. No próximo ano deverão acontecer seminários virtuais.