O apóstolo Paulo diz: Eu trago vocês no coração seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois vocês são participantes da graça comigo (Filipenses 1.7).
Quanto carinho, amor, reconhecimento se percebem nestas palavras do apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses! Mesmo encontrando-se longe da Comunidade de Filipos, preso, o apóstolo motiva para o testemunho, orienta para a superação de conflitos, inspira para o cuidado mútuo e a unidade.
Reafirma-se assim, sempre de novo, a importância do registrado em Atos dos Apóstolos a respeito das primeiras comunidades cristãs: Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas (At 2.44,47).
A IECLB é conhecida pelos seus inúmeros grupos de convívio e estudo que integram suas comunidades. Proporciona-se espaço específico para crianças, jovens, homens e mulheres, casais, idosos, pessoas com deficiência, e muitos outros. Dessa forma chega-se mais próximo de cada pessoa, levando a palavra de Deus aos seus corações. Também os cultos são precisos espaços de testemunho e vida de fé da família cristã.
Neste ano, em função da pandemia, mais do que nunca se percebeu a importância desses espaços de testemunho e vivência da fé, e a falta que fazem a possibilidade de encontrar irmãos e irmãs para a partilha da vida, o abraço solidário, a vida em comunhão.
A pandemia do Covid-19 tem limitado abraços, impedido o estar juntos. Mas, louvado seja Deus, pois sua palavra continuou e continua sendo anunciada, chegando aos lares, levando esperança, novo ânimo e comprometendo para o testemunho de vida e de fé! Louvado seja Deus, pois a diaconia, a oração e o louvor do povo de Deus não foram silenciados! Louvado seja Deus, pois ele mantém seu povo unido na defesa e confirmação do Evangelho!
Oração: Gratos nós somos, amado Deus, pois te fazes presente em nossa vida através de teu Santo Espírito motivando tua Igreja na defesa e confirmação do Evangelho mesmo em tempos de distanciamento social. Aguardamos com expectativa a chegada do novo tempo em que possamos voltar para a comunhão plena, em tua casa. Em nome de Cristo, oramos. Amém.
P. Jair Nativo Quinot
Estância Velha