O Domingo, dia 27 de Novembro de 2011, marca o início do ano eclesiástico da igreja cristã. É o primeiro Domingo de Advento, início para um novo tempo, o começo de um novo ano na vida da igreja.
Advento é oportunidade para mudar de marcha na sempre difícil reta de final de ano. É tempo de desacelerar ao invés de acelerar. É opção para pegar a pista lateral a fim de olhar um pouco melhor a realidade que passa diante de nossos olhos e com isso, eventualmente, sinalizar para outros que o início de uma grande festa se aproxima.
O período de Advento abre passagem para um olhar diferente diante da vida. É oportunidade para rever valores, de acordar de rotinas e de repartir com outros aquele tipo de alegria que antecede uma grande festa.
Advento é tempo de preparação para receber. O presente oferecido por Deus não tem preço. É maior do que qualquer prêmio. Não há fortuna no mundo que o possa comprar. Aceitá-lo requer apenas perceber-se parte da obra criativa de Deus.
Advento é tempo de preparação para presentear. É sair do automático e, antes de comprar algo, é olhar para a pessoa, percebê-la em sua humanidade: seus sonhos, suas trapalhadas, seus sentimentos. Depois disso, não importa o valor comercial de um presente, importa o cuidado com que é oferecido.
Advento é tempo de celebrar. Para este 1º Domingo de Advento temos a oferta de uma liturgia. Ela foi preparada e encaminhada pela obra Gustavo Adolfo para o dia em que as comunidades no Brasil inteiro fazem ofertas de gratidão e fortalecem a solidariedade no corpo de Cristo. Aos Ministros e Ministras peço que acolham essa proposta litúrgica. Ela se coloca dentro do espírito do Advento e prepara a comunidade de fé para a grande festa do Natal.
Em meio a toda confusão do cotidiano, na fragilidade das certezas, num mundo rodeado por ameaças e, na contramão da lógica humana, Deus estabelece com o nascimento de Jesus um novo começo na relação com as pessoas. É ele quem faz o convite para a celebração desse recomeço. Dá, inclusive, o ingresso de graça e garante lugar para todo mundo.
Bom período de preparação.
Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich